Com a proximidade dos dias de folia, a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Coordenação do programa DST/Aids, promove a campanha de prevenção do Carnaval 2012 com o tema: “Na empolgação pode rolar de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua”.
A ação tem o objetivo de divulgar e incentivar medidas de prevenção para reduzir a infecção pelo HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, facilitar o acesso aos insumos de prevenção e distribuir material educativo.
De acordo com a coordenadora do programa, Vera Andrade, o foco da campanha este ano será centrado em jovens gays de 15 a 24 anos. “A ideia é alertar à população sobre a importância do uso do preservativo masculino ou feminino. Segundo o Ministério da Saúde, em qualquer relação sexual de carnaval, o único problema é esquecer o uso da camisinha”, explica.
Ela acrescentou que as ações deste Carnaval dão prosseguimento ao tema lançado no Dia Mundial de Luta contra a Aids, em 1º de dezembro último. “De 1998 a 2010, o percentual de casos na população heterossexual de 15 a 24 anos caiu 20,1%. Entre os gays da mesma faixa etária, no entanto, houve aumento de 10,1%, conforme último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde”, ressalta.
Para a campanha, foram disponibilizados aproximadamente 200 mil preservativos. Haverá ainda, durante o carnaval, a distribuição de preservativos em todas as unidades de saúde e nos postos de atendimento médico nos locais de desfile, shows e na Região Serrana, além da parceria com a Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (LIECAM) e com a Organização da Sociedade Civil MDS (Movimento da Diversidade Social) que estará presente nos eventos do bairro Aeroporto e Bar do Côco.
Os turistas vão receber uma atenção especial. A partir de segunda-feira (13) haverá uma equipe do programa realizando o trabalho na rodoviária. A equipe ficará até sexta-feira (17) de 9h às 17h. “Escolhemos a rodoviária por ser um local com grande circulação de pessoas. Lá elas poderão tirar dúvidas, pegar preservativos e folhetos informativo-explicativos”, observa Vera Andrade.
Além disso, seguem as distribuições de preservativos nas unidades da Estratégia de Saúde da Família e setores equipados com dispensadores, que em virtude das comemorações, haverá aumento da quantidade.