A Secretaria de Saúde de Saúde por meio da coordenação de enfermagem promove nesta terça-feira (26) uma ação, em Macaé, em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. A ação acontece das 9h às 11h na Praça Washington Luiz e no calçadão da Avenida Rui Barbosa, em frente à Sociedade Musical Nova Aurora.
Ao todo, cerca de 20 profissionais de enfermagem estarão presentes em ambos os locais prestando serviços aos transeuntes: aferindo a pressão arterial, dando informações sobre a doença - como prevenir, tratar, complicações, entre outros- e distribuindo material informativo. Estagiários da Escola Técnica de Enfermagem José Rodrigues também estarão presentes dando apoio.
- O objetivo da ação é divulgar e incentivar práticas saudáveis, como a boa alimentação, prática de atividades físicas, meios de prevenção e orientação para o tratamento da doença. Os casos diagnosticados serão encaminhados para os profissionais indicados, disse a coordenadora de enfermagem, Elizabeth Ferolla.
A hipertensão, embora pouco conhecida, atinge uma média de 20% a 25% da população brasileira, sendo que esta estatística sobe para 50% nas faixas etárias mais avançadas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou-a como uma das 10 principais causas de morte no mundo. Além disso, a hipertensão é um fator agravante para as doenças cardiovasculares – a número um em causa de mortes no planeta.
Por ser um grave problema na idade adulta é que a prevenção deve começar desde a infância. Irritabilidade, ganho de peso e crescimento inadequados, cansaço excessivo durante as mamadas e os exercícios físicos são sintomas da Hipertensão Arterial. Porém, na maioria dos casos, a criança não apresenta indícios da doença.
Para prevenir a doença, deve-se controlar os fatores de risco, como o excesso de peso, sedentarismo, elevada ingestão de sal, baixa ingestão de potássio e consumo excessivo de álcool e, em alguns casos, intolerância à glicose e diabete, tabagismo, estresse e menopausa.