De acordo com dados do Ministério da Saúde, existem no país 25 milhões de fumantes. Diante desta realidade, a Secretaria de Saúde de Macaé vem implementando novas ações no Programa da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo que estão apresentando bons resultados.
Segundo o coordenador administrativo do programa, o assistente social Márcio Rocha, nos últimos meses houve uma grande procura pelo serviço.
- O trabalho feito pela mídia tem sido uma estratégia importante para motivar as pessoas a pararem de fumar, disse, acrescentado que a equipe foi ampliada para atender a demanda.
Os pacientes são acompanhados por uma equipe multiprofissional composta por médico pneumologista, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, assistente social, psiquiatra e terapeuta ocupacional. O tratamento dura entre 12 e 18 meses.
A cada mês o programa recebe uma média de 30 novos pacientes e de acordo com Márcio os dados históricos dos últimos dois anos apontam que 80% dos tabagistas que procuram a unidade são formados por pessoas que usam de 20 a 40 cigarros por dias.
Ele explica que o tratamento se faz em grupo e se houver necessidade é recomendado o uso de medicamento. Num primeiro momento o paciente passa por uma avaliação para levantar o perfil do tabagista. Em seguida ele vai para o grupo de primeira fase e após este processo ele tem a possibilidade de parar de fumar. Caso o paciente entre em abstinência ele é direcionado para o grupo de manutenção cuja finalidade é prevenir a recaída do tabagista.
- Temos obtido bons resultados: 80% dos pacientes conseguem entrar em abstinência. Podemos garantir que o sucesso se deve à vontade do paciente em parar de fumar e do engajamento dos profissionais com os pacientes, explicou, acrescentando esta ser uma grande recompensa e que passa a questão profissional.
A coordenadora técnica do programa, a fisioterapeuta Carla Soares destaca que os fatores externos que causam estresse são apontados pelos usuários como a principal dificuldade para deixar o cigarro.
- Por isso o programa se pauta no tratamento de três dependências química, comportamental e psicológica, explica, destacando que se o paciente não entende que existe as três dependências ele não consegue parar.
A Unidade de Tratamento do Tabagismo funciona na rua Conde de Araruama, 569, Centro. Telefone (22) 2772-2317.