Homeopatia sempre presente nas ações contra a dengue
A Gerência de Vigilância em Saúde, por intermédio do Núcleo de Saúde Integrativa, ambos da Secretaria de Saúde Municipal, estão iniciando um programa de prevenção para acidentes de trânsito, relacionados ao uso de álcool, com acupuntura e homeopatia.
O programa também contará com avaliação psicológica dos pacientes em tratamento. Ao todo serão três médicos homeopatas, quatro médicos acupunturistas e um psicólogo - mas a equipe já solicitou mais outro profissional. O projeto de promoção da saúde é incentivado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e conta com o financiamento de R$ 50 mil para os custos de implementação.
Como esclarece a gerente do Núcleo Municipal de Saúde Integrativa, a médica homeopata Maria Luiza Zampieri, o incentivo contribuirá com os investimentos em insumos e infra-estrutura. - Com o programa montado, e este valor é para ser investido por todo o ano, ele continuará, pois os profissionais disponibilizados para o trabalho são do próprio quadro funcional da prefeitura – anima-se.
O processo para os tratamentos, como esclarece a própria Maria Luiza, será de forma integrada, com o usuário passando por uma avaliação psicológica e posterior encaminhamento para a consulta homeopática, que demora em torno de uma hora; após, o paciente será atendido pelo acupunturista. - o psicólogo avaliará o nível da gravidade. Já o homeopata, a partir da conversa com o paciente, chega ao melhor medicamento para aquela pessoa. E seguindo o tratamento, as sessões de acupuntura ajudam no tratamento de depressões, ansiedades, insônias e síndrome de abstinências.
A coordenadora da Gerência de Vigilância em Saúde, pediatra Laila Nunes, finaliza esclarecendo as três primeiras etapas do programa: - Em primeiro lugar, vamos capacitar os médicos homeopatas inseridos no programa em alcoolismo, através de palestras com especialistas no assunto. Após, e de forma concomitante, estaremos investindo na estrutura do Núcleo para absorver o programa e, em um terceiro momento, vamos promover parcerias com as unidades de saúde públicas municipais e também com a rede extrasaúde, como os Alcóolicos Anônimos.
Laila Nunes informa ainda que este programa de prevenção para acidentes de trânsito será também apresentado à população e aos próprios profissionais de Saúde do município, através do Programa de Educação e Saúde, também da Secretaria de Saúde Municipal.