logo

Saúde Digital Macaé transforma atendimento e amplia acesso da população

28/12/2025 15:17:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Prefeito de Macaé, Welberth Rezende, e secretário de Saúde, Lucas Dias, visitam cabine de telessaúde na UPA da Barra

A cidade avança na modernização da rede municipal de saúde com a implantação da Saúde Digital Macaé, iniciativa que busca revolucionar o acesso aos serviços e reduzir o tempo de espera por atendimento especializado. A principal inovação são as cabines de telessaúde, que já estão em funcionamento na UBS Aroeira, Centro de Especialidades Médicas Moacyr Santos, UPA Barra e, em breve, estarão distribuídas em mais 31 unidades de saúde do município.

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Lucas Rodrigues, visitou a UPA da Barra, uma das unidades onde o serviço de Saúde Digital Macaé já está implantado.


"A ação representa um grande avanço para o município, ao integrar tecnologia e cuidado humanizado em benefício da população. Estamos trabalhando intensamente para oferecer uma saúde cada vez melhor em Macaé. As cabines de telessaúde representam uma inovação que vai agilizar o agendamento de consultas com especialistas”, disse o prefeito.

As cabines de telessaúde funcionam 24 horas nas unidades de urgência e emergência, além de atenderem também nas unidades de Atenção Básica. Por meio do sistema, os pacientes têm acesso rápido a médicos especialistas, como cardiologistas, neurologistas, neuropediatras, endocrinologistas e psiquiatras, urologistas, além de nutricionistas e psicólogos, o que contribui diretamente para a diminuição das filas e a agilidade nos diagnósticos.

Após a classificação, o atendimento nas unidades de emergência é simples e inicia quando paciente insere o CPF, seleciona a opção “falar com médico agora” e escolhe a unidade. A própria cabine orienta as etapas do atendimento, que incluem a aferição da pressão arterial, medição da oxigenação do sangue por meio do oxímetro, verificação da temperatura corporal e, em seguida, a consulta com o médico via telemedicina. Após o atendimento, o paciente pode retirar os medicamentos diretamente na farmácia da unidade utilizando um QR Code. Já nas unidades da Atenção Básica, o paciente precisa ser encaminhado pelo Sistema Nacional de Regulação (SISREG).

Mesmo com a ampliação dos serviços digitais, a população continua contando com o atendimento presencial nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Estratégias de Saúde da Família (ESF), que seguem como portas de entrada fundamentais do sistema.

“O telessaúde surge como uma ferramenta estratégica para conectar pacientes a especialistas de forma rápida, eficiente e segura. Com a Saúde Digital, Macaé reforça o compromisso de investir em tecnologia para garantir um atendimento mais ágil, transparente e acessível, promovendo mais qualidade de vida e cuidado para todos os cidadãos”, frisou o secretário de Saúde, Lucas Rodrigues.



Fotos Relacionadas