Saúde disponibiliza dose da vacina contra sarampo

16/01/2007 11:44:49 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Quem for viajar para o Estado da Bahia e nunca tomou vacina contra sarampo e rubéola deve procurar o Centro de Saúde Jorge Caldas. A solicitação é da secretaria de Saúde de Macaé (Semusa), que disponibiliza dose da vacina tríplice viral. A medida foi adotada em virtude das dezenas de casos de sarampo que surgiram no interior da Bahia.

Para tomar a vacina, a pessoa deve apresentar a carteira de identidade ou carteira de trabalho. Segundo a gerente do programa de Imunização da coordenação de Saúde Coletiva, Soraya Cristina Fernandes, a vacina deve ser aplicada pelo menos 10 dias antes da viagem.

— Não é preciso uma corrida aos postos, pois o estado do Rio de Janeiro não apresenta casos da doença. A nossa preocupação é que estamos a um mês do carnaval e muitas pessoas sairão daqui com destino a Salvador. A imunização é importante – alerta.

Soraya lembra que o Brasil faz parte do programa de erradicação da doença na América, do qual participa desde 1998. O certificado de doença erradicada é emitido pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e pode perder a validade se surgirem novos casos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o pior surto da doença aconteceu há 20 anos, em 1986, quando foram registrados quase 130 mil casos da doença no Brasil.