Dando continuidade à segunda fase do projeto “Vida saudável - Prevenir e viver melhor” da Secretaria de Saúde, através do Centro de Referência ao Diabético (CRD), realizou nesta terça-feira, na Casa de Cultura Emílio “Gato”, no Sana, um encontro com escolas e a comunidade. O encontro teve a parceria da Secretaria de Educação.
A abertura do evento contou com a presença do subsecretário de Saúde, Luiz da Penha, e da subsecretária Educação, Leda Vieira Moraes. O público alvo do encontro foi composto de alunos, professores e diretores da Escola Municipal Joaquim Breves e do Colégio Municipal do Sana, do quinto ao nono ano do Ensino Fundamental. O objetivo do evento conscientizar e orientar sobre noções básicas de bons hábitos, visando o combate e o controle do Diabetes.
A Gerente do CRD, a assistente social Beth Gavazzi, lembrou que o prefeito Riverton Mussi sancionou diversas leis de apoio ao diabético, incluindo a que instituiu a Semana Municipal de Prevenção e Combate a Obesidade. “No Dia Mundial da Obesidade, dia 14 de setembro, teremos diversas atividades de conscientização e prevenção na região serrana”, comentou.
Um stand da Coordenadoria de Saúde Bucal foi montado no evento para mostrar as doenças causadas pela deficiência na higiene bucal, e o trabalho que o setor vem desenvolvendo em todo o município, tendo por clientela, alunos da rede municipal.
Também participaram do evento coordenador de Saúde Bucal, Paulo Seady, o chefe da Divisão Odontológica Coletiva, Júlio Abreu, representantes da Secretaria de Governo, multiplicadores do CRD de Macaé e a comissão técnica do projeto, que ficará responsável pelo acompanhamento e a formação da aquisição de mais multiplicadores de ações. “Nosso objetivo é fazer com que todas as escolas da rede municipal de ensino, estadual e particular, se engajem na luta pela redução de crianças e adolescentes obesos e na prevenção e controle ao diabetes infanto-juvenil”, disse Beth Gavazzi.
Os temas desenvolvidos no encontro foram importância do projeto “Vida Saudável”, ministrada pela assistente social Patrícia Rabelo; “Saúde e prevenção”, pela endocrinologista Marcele Grion, “Saúde bucal – prevenção e hábitos de higiene”, proferida por Paulo Seady. No final do evento, houve apresentação de esquete pelo grupo de teatro Grutas.