A Prefeitura de Macaé encerrou nesta sexta-feira (18) a campanha de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, com o tema “Dez minutos contra a Dengue”, com caminhada pelo calçadão da Avenida Rui Barbosa. Mais de duas mil doses da medicação homeopática de prevenção à doença já foram distribuídas nos estandes da Secretaria de Saúde, montados do Terminal Central, na Praça Veríssimo de Mello e no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas.
Cerca de 200 profissionais vestiram a camisa estampada com a frase “10 minutos contra a dengue” e participaram da caminhada, distribuindo doses homeopáticas contra a dengue e folhetos sobre a doença pelo Calçadão. A passeata teve o apoio do Núcleo de Saúde Integrativa, do Centro de Controle de Zoonoses, da Estratégia de Saúde da Família e estudantes de diversas Escolas Técnicas de Enfermagem.
Segundo a gerente do Núcleo de Saúde Integrativa, Maria Luiza Zampieri, o objetivo é sensibilizar a população para a gravidade da dengue, doença que pode levar à morte. E ressalta que mais de duas mil pessoas já tomaram a dose homeopática, disponível no calçadão desde quarta-feira (16).
O locutor Eduardo Silva, que participou da caminhada, conta que a campanha é um incentivo para a população, que deve ficar atenta às devidas providências para se evitar a proliferação das larvas do mosquito.
- Esse evento é fundamental, é ótimo para conscientizar e incentivar a população a cuidar do seu espaço para não deixar água parada dentro de garrafas, pneus e não se esquecer de sempre está observando o quintal de casa e os vasinhos de planta, lembra Eduardo.
Dados da coordenação da Saúde Coletiva apontam que houve uma redução de 60% no número de casos confirmados de dengue no município. De janeiro a setembro de 2010, foram confirmados 1.475 casos, sendo que no mesmo período deste ano o número de casos foi de 585 confirmações.