A secretaria de Saúde de Macaé, através do Centro de Referência ao Diabetes (CRD), em parceria com o Programa Saúde da Família (PSF), iniciou nesta terça-feira, na região serrana, no distrito do Frade, o projeto “Oficina do Pé”, que tem como público alvo pacientes portadores de diabetes mellitus.
A gerente do CRD, Beth Gavazzi, lembra que uma das metas do projeto é reduzir a incidência de complicações relacionadas ao pé diabético, como úlcera e/ou gangrena, através do diagnóstico e tratamento precoce e adequado, reduzindo assim, também os custos com internação e amputação de membros inferiores.
Beth acrescenta que o trabalho é realizado pela podóloga, Jaqueline Esteves, que, inicialmente, orienta os pacientes sobre a importância do bom controle do diabetes, da inspeção diária dos pés e seus cuidados, além do uso de calçados adequados. Após a palestra, é feita uma triagem para atendimento individual.
- As úlceras dos pés destacam-se como causa comum que precede a amputação, e são responsáveis pelo elevado percentual de morbimortalidade e hospitalização de pessoas com diabetes, cujo tempo médio de internação é maior que 59% que naquelas sem processo ulcerativos -, conclui.