Saúde lembra Dia Sem tabaco com várias ações

24/05/2012 14:23:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo mundo. Para marcar o Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, a Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo vinculada a Secretaria Municipal de Saúde, preparou uma programação especial, que começa na próxima segunda-feira (28).

O coordenador administrativo do programa, Márcio Rocha, ressalta que ao longo da semana, haverá atividades para orientar a população sobre os males do tabagismo e possibilidades de tratamento. “De segunda até quarta-feira (30) serão realizadas atividades de prevenção e controle do tabagismo em pontos estratégicos da cidade”, disse.

Na segunda-feira, na parte da manhã, a atividade será no Pronto Atendimento do Hospital Público Municipal (HPM), onde será oferecida a população informações gerais sobre o tabagismo e a possibilidade de tratamento. Haverá também a participação do Grupo de Teatro Arte em Saúde (GRUTAS), articulando a temática de forma cultural.

Já na terça-feira (29), a partir das 9h, a equipe estará no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, no Pátio Central. Haverá panfletagem e abordagem aos pacientes, familiares e funcionários do Jorge Caldas, apresentando os malefícios do tabagismo e possibilidades de tratamento.

No mesmo dia, à noite, no auditório da Escola Estadual Municipal Matias Neto, será realizada a palestra “Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta”, com o objetivo de desenvolver atividade de prevenção primária para os alunos.

Para finalizar, na quarta-feira (30), a partir das 19h haverá atividade em bares e restaurantes na Praia dos Cavaleiros, onde serão tratados assuntos sobre os malefícios do cigarro e a possibilidade de tratamento.

Em cada local, haverá ainda distribuição de material educativo sobre a dependência física, psicológica e comportamental do cigarro. Também será realizado com os participantes um teste para verificar a dependência que o tabagista tem com a nicotina (substância do cigarro que causa dependência).

O coordenador Márcio Rocha lembra que a OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1,2 bilhão de pessoas - entre as quais 200 milhões de mulheres - sejam fumantes. No Brasil, estima-se que cerca de 200.000 mortes/ano são decorrentes do tabagismo.

A coordenadora técnica do Programa, Carla Soares, lembra que a Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo possui uma equipe interdisciplinar, com profissionais da fisioterapia, serviço social, psicologia, terapia ocupacional, nutrição, enfermagem e psiquiatria.

A sede do programa da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo funciona na Rua Conde de Araruama, 569, no Centro. Para mais informações basta ligar para o telefone (22) 2772-2317.