logo

Saúde Mental de Macaé promove grupo “Papo de Cria” para acolhimento de adolescentes

13/11/2025 11:13:00 - Jornalista: Carla Cardoso

O grupo se reúne todas as quartas-feiras, às 9h e às 14h

Em Macaé, o acolhimento e o apoio emocional de adolescentes são tratados com atenção e cuidado. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Gerência de Saúde Mental, divulga o grupo “Papo de Cria”, uma iniciativa promovida em articulação com o Centro de Referência do Adolescente (CRA), com o objetivo de oferecer um espaço de escuta, diálogo e troca entre jovens.

Criado em 12 de outubro deste ano, como um ambiente seguro e livre de julgamentos, onde os adolescentes possam tirar dúvidas, conversar sobre direitos em saúde, saúde mental, identidade e outros temas de interesse, o grupo se reunirá toda quarta-feira, a partir de semana que vem (19), em dois horários: 9h e 14h, e em novo local: o CRA, localizado na Rua Vinte e Nove de Julho, nº 29, Imbetiba.

Segundo a Gerente de Saúde Mental, Lorrane Pinheiro Moreira Ferreira, essa é uma ferramenta importante de cuidado à saúde mental dos adolescentes.


“A ideia era criar um grupo para adolescentes de 12 a 18 anos, que tem como objetivo falar sobre assuntos do interesse deles, debater sobre temáticas sociais, dúvidas em saúde, sobre questões de saúde mental, tornar esse espaço do grupo um ambiente seguro para promover reflexões coletivas e também um espaço de troca de construção de vínculo entre esses adolescentes”, explica Lorrane.



O grupo é aberto e não necessita de inscrição prévia ou encaminhamento. Basta chegar e participar.


“Ele funciona de manhã e à tarde para que os adolescentes que estudam nos dois turnos consigam participar. E ele é aberto também no sentido de participação com relação à opinião mesmo desses adolescentes. Então, a gente está aberto a ouvir sobre o que eles gostariam de discutir, o que são as dúvidas deles, o que eles gostariam de debater. Sobre as dinâmicas, que eles gostariam que estivessem presentes nesse grupo, como jogos, talvez”, acrescenta a gerente.



A proposta visa ampliar o cuidado com a saúde mental de adolescentes e fortalecer redes de apoio no município. A ação também busca estimular a participação dos jovens em discussões sobre cidadania, autoconhecimento e bem-estar.

Papo de Cria
Local: Centro de Referência do Adolescente – Rua Vinte e Nove de Julho, nº 29, Imbetiba

Toda Quarta-Feira, às 9h e às 14h