logo

Saúde odontológica pediátrica recebe novo equipamento

29/03/2019 11:45:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Bruno Campos

Equipamento garante mais segurança durante atendimento

O serviço de saúde bucal da rede municipal de Macaé vem se qualificando com a aquisição de novos equipamentos e ampliação na área de promoção e prevenção de problemas odontológicos.

O Consultório de Odontopediatria e Bebês, que funciona no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), agora conta com maca especial para crianças. A coordenadora de Odontologia Coletiva, Carla Bittencourt, explica que a Macri é um recurso que acomoda a criança e imobiliza os membros inferiores e superiores, facilitando o atendimento.

"Antes da aquisição deste equipamento, as mães ficavam na cadeira e seguravam a criança para que o procedimento fosse realizado. Com a Macri o profissional se sente mais seguro, pois a criança não tem mobilidade e evita qualquer possível acidente durante o atendimento ", frisa.

Os responsáveis estão aprovando o novo equipamento. A vendedora Marlene Antônia da Silva levou os netos Pedro Enzo e Ana Pietra para consulta. "Assim é muito mais fácil, não temos que segurar a criança até que a dentista termine o trabalho. O atendimento aqui é muito bom, não só para criança, eu mesmo já precisei do serviço de emergência e a equipe foi muito atenciosa", contou.

Carla destaca que a atuação da odontologia na prevenção está sendo ampliada. Foi iniciada uma parceria com a Secretaria de Educação, na qual professores e pais de alunos irão participar de palestras de conscientização sobre saúde bucal. A Coordenação de Odontologia Coletiva realizou de 1° a 20 de março, 18.253 procedimentos, incluindo a clínica de bebês, TRA e prevenção.

Odontologia

Os serviços de odontologia oferecidos pela Prefeitura de Macaé foram utilizados por número bastante expressivo da população do município, em 2018. Os números do setor mostram que, ao longo do ano passado, 85.398 mil pessoas procuraram por um dos postos de atendimento odontológico, uma média mensal de cerca de sete mil.

No mês de fevereiro o Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro reconheceu o trabalho e concedeu Moção de Louvor em que destaca a cidade como "merecedora de toda nossa gratidão pelo importante trabalho desenvolvido, em que exerceu sua função de forma brilhante e cumpriu com dignidade e respeito ao ser humano".

Moção

A Moção de Louvor e Reconhecimento do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO) à Prefeitura de Macaé se deve ao serviço realizado pelas unidades de saúde na área de odontologia e oferecido gratuitamente. O CRO é composto por representantes da classe odontológica do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, a Moção de Louvor e Reconhecimento tem a chancela da Comissão de Políticas Públicas de Saúde Bucal.

Tratamento

O tratamento de saúde bucal na rede acontece nas unidades básicas de saúde, com clínica geral, e as especialidades são encaminhadas para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na Rua Velho Campos, 566, Centro. O local, que funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 19h, possui especialidades como endodontia (canal), cirurgia (extração de dente, remoção de lesões), periodontia (tratamento gengival), estomatologia (diagnóstico de doenças da cavidade bucal), prótese (dentaduras) e atendimento a pacientes com necessidades especiais.

O local assiste casos de emergência por 24 horas. Neste caso, o paciente não precisa de encaminhamento.


Fotos Relacionadas