Foto: Bruno Campos
Exposição excessiva ao sol é o principal fator de risco do câncer da pele
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em parceria com a secretaria de Saúde de Macaé, realiza no próximo sábado (05), a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. As atividades de orientação e atendimento serão realizadas no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, 8h às 16h.
O coordenador da campanha em Macaé, o dermatologista Edilbert Pellegrini, garante que durante todo dia a população contará com uma equipe de dermatologistas que vão fazer avaliação clínica nos pacientes com suspeita de câncer. “As pessoas que apresentarem feridas que não cicatrizam, pintas aparecidas em idade adultas em áreas expostas, principalmente em pessoas com a pele clara devem procurar um especialista”, alerta.
Ele acrescenta que os casos confirmados clinicamente serão encaminhados para tratamento na rede municipal de saúde. “A exposição excessiva ao sol é o principal fator de risco do câncer da pele. Países como o Brasil estão mais expostos a esse tipo de doença e, por isso, é tão importante oferecer orientação a todos para diminuir a alta incidência e alcançar a cura", explica.
O câncer da pele é o mais comum no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no País. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), aproximadamente 115 mil brasileiros foram acometidos pela doença em 2008.
Os números reúnem os três principais tipos de cânceres da pele: o carcinoma basocelular (o mais freqüente, que corresponde a 70% dos tumores da pele), o carcinoma espinocelular (o segundo tipo mais comum, que representa 25% dos casos) e o melanoma, o menos frequente, porém, o mais grave, detectado em 4% dos pacientes e responsável pela morte de 80% deles.
Cuidados - Médicos recomendam o uso de bonés ou chapéus de abas largas, roupas e filtros solares e a não exposição ao sol de maneira excessiva, entre os horários de 10h às 16h, período em que a radiação ultravioleta é mais intensa. “O dano provocado pelo abuso da exposição solar é cumulativo. Por isso, os cuidados devem ser tomados desde a infância”, ressalta o dermatologista.
O câncer da pele é mais comum em pessoas acima dos 40 anos e acomete mais mulheres que homens. Os principais fatores de risco são: pele, cabelos ou olhos claros; sardas no rosto e nos ombros; dificuldade para bronzear; pintas múltiplas; história de câncer da pele na família e queimaduras solares prévias.