logo

Saúde promove Carnaval sem Dengue

13/02/2012 10:29:22 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Arquivo/Kaná Manhães

Escolas de samba recebem equipes do CCZ nesta terça-feira

A Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, promove, nesta semana, o “Carnaval sem Dengue”. As ações começam, nesta terça-feira (14), na Linha Verde, no setor de desfiles.

Segundo o supervisor geral do CCZ, Eric de Souza, na área que compreende as pistas para o desfile e os barracões será feito um trabalho de pulverização com máquina pro-fog, além de distribuição de folhetos explicativos. “O objetivo é despertar na população a necessidade de combater os criadouros do mosquito Aedes Aegypti (transmissor da dengue)”.

Durante toda semana, a ação continuará nos bairros com trabalho de rotina com eliminação de criadouros, colocação de capa para caixas d’ água e orientação. “Vamos envolver toda a população nessa luta. A prefeitura tem se esforçado, colocando agentes para orientar e vistoriar os quintais. Não podemos dar trégua nessa guerra. Para isso, faz-se necessário a colaboração de todos”, afirma o supervisor.

Eric lembra que a meta é orientar o folião a não descartar copos, garrafas, latas e outros materiais em locais que permitam o acúmulo de água, e também alertar as famílias que viajam sobre os cuidados com a residência. "Antes de sair de viagem as pessoas precisam eliminar todas as condições de água parada dentro do imóvel seja em pratos de vasos, bebedouros de animais, calhas, ralos e vasos sanitários", enumera.

A população deve ficar atenta aos sintomas e verificar se não há nenhum foco de proliferação da larva do mosquito dentro de casa e pelo bairro. Caso seja identificado algum sinal de sintoma da doença, o morador deve procurar o posto de saúde mais próximo. Qualquer dúvida deve entrar em contato com o CCZ pelos telefones 2762-0175 e 2772-6461.
Dicas:

- Mantenha a caixa d’água, cisternas, poços e tambores sempre tampados.
- Retire folhas e galhos que possam impedir o escoamento da água pela calha.
- Não deixe que a água da chuva se acumule sobre a laje.
- Lave semanalmente com escova e sabão tanques utilizados para armazenar água.
- Encha de areia os pratinhos de vasos de plantas para evitar o acumulo de água.
- Guarde garrafas e baldes sempre de cabeça para baixo.
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira fechada.
- Lave a vasilha de água dos animais, pelo menos uma vez por semana, com bucha e sabão.
- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana.


Fotos Relacionadas