Foto: Kaná Manhães
O curso Compra Mais,ministrado pelo Sbrae, ampliou os conhecimentos de gestores e técnicos da prefeitura de Macaé.
Encerrou-se nesta quinta-feira (14), na sede da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim) o Curso Compras Governamentais com a Aplicação dos Benefícios para as micro e pequenas empresas (Lei Geral MPE 123/2006)e 30% da Agricultura Familiar(Lei 11.947/2009)–realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro (Sebrae).
O curso foi ministrado para 23 alunos pelo professor Lucas Guimarães, em três dias, a partir de terça-feira (12), com 24 h de duração. O professor enumerou as matérias componentes do conteúdo programático. “Dentre outros temas, o curso aborda a importância dos elementos que envolvem o processo de compra. O conteúdo aborda o mercado, o cliente, o fornecedor, concorrente, preço, planejamento, prazo produto e negociação”, concluiu.
Registramos alguns depoimentos de alunos que já exercem função compatível, em órgãos da prefeitura de Macaé.
Para a presidente da Licitação da Fundação Macaé de Cultura, Beatriz Thomaz, o curso é gratificante. “O curso ampliou meus conhecimentos, principalmente, com relação à Lei 123/2006, referente às microempresas. Uito importante dói a troca de experiências entre os componentes dos grupos, em que foi dividida a turma. O professor domina bem o assunto”, afirmou.
Diego Melo é pregoeiro municipal. “O curso é muito bom. Já trabalho há algum tempo na área. Faço compras, lido com licitação na prefeitura. Utilizo a Lei 123/2006. Meus conhecimentos foram ampliados, tornaram-se mais claros. O curso cumpre bem o objetivo de formar quem vai fazer solicitação de compras, como elaborar o processo, para não haver erros”, pontuou.
Alexandre Lima é contador da Secretaria de Comunicação (Secom). “O curso é excelente, de conteúdo atual, voltado à capacitação de gestores e técnicos. Como meus colegas, meus conhecimentos também foram ampliados. Espero poder colocar em prática os conhecimentos adquiridos, concluiu”
a