Foto: Kaná Manhães
Outubro Rosa promove ação preventiva contra o câncer de mama no calçadão da Avenida Rui Barbosa
Através do slogan “Mulher consciente na luta contra o câncer de mama”, do projeto Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres promoveu nesta terça-feira (19) no calçadão da Avenida Rui Barbosa, uma ação de alerta para que todas as mulheres façam o auto-exame da mama.
Na ocasião, foram oferecidos laços cor de rosa – símbolo da campanha para a população - além da distribuição de panfletos com orientação sobre a prevenção do câncer de mama, realizado por estudantes do curso técnico de enfermagem da Escola Técnica José Rodrigues Alves, que também verificaram a pressão arterial para os visitantes dos estandes.
No próximo domingo (24) haverá uma caminhada, a partir das 10h na Avenida Atlântica no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, para as pessoas que venceram o câncer e também para as que são sensíveis à causa.
Para a Coordenadora de Políticas Públicas da pasta, Kátia Valenty, é importante destacar que a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres não trata somente da violência, mas também cuida da mulher como um todo, dentro das políticas públicas oferecidas. “Viemos aqui para alertar as mulheres, fazendo abordagem sobre o tema abordado, explicando a importância de se fazer os exames de mama para detectar um possível câncer de mama”, disse Kátia.
O que é Outubro Rosa
É um movimento nascido nos Estados Unidos e hoje comemorado em todo o mundo. O nome da ação remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, de empresas, entidades, movimentos e, inevitalmente, blogs. O principal objetivo é chamar a atenção direta para a realidade atual do câncer de mama e para a importância do diagnóstico precoce. A ação mundial, que embeleza as cidades com seu tom rosa, nas mais diversas nuances, monumentos e locais históricos mostra, de um modo feminino e bonito, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres no mundo.
Parceria nas ações
Segundo Sonia Cavour, responsável pelo trabalho de conscientização da UNAMAMA (União Macaense Solidária no Combate ao Câncer de Mama), o grupo promove constantemente palestras de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama em instituições educacionais, empresas, entidades religiosas, associação de moradores ou qualquer grupo que se interesse em divulgar os cuidados com a saúde da mulher. “Um dado muito importante que precisamos informar para toda a população, é que embora o alerta de câncer de mama seja para o público feminino, o homem também pode ser portador, sendo para cada 100 mulheres, um homem tem a doença”, explicou.
A coordenadora do curso do curso técnico de enfermagem, Dilvani Santana Dias, conta que a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher tem desenvolvido várias ações em parceria com a Escola Técnica José Rodrigues Alves, com o objetivo de trabalhar educação e saúde através da humanização no atendimento. “Temos levado os alunos do curso técnico de enfermagem às comunidades da cidade, em cada um dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), para realizarem palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis, hipertensão e diabetes, sexualidade e afetividade e gravidez na adolescência, e outros temas solicitados pela própria população”, afirmou.
A secretária de Políticas Públicas para a Mulher de Macaé, Vânia Deveza, explica que a ação realizada neste dia é ligada à coordenadoria de políticas comunitárias de saúde da própria secretaria, que dentro do mês do outubro rosa, que é comemorado mundialmente, é um alerta para que as mulheres possam fazer os devidos exames. “O alerta é para que cada mulher possa fazer o auto-exame e se caso sentir alguma alteração, deve se dirigir ao seu médico e solicitar mamografia”, enfatiza a secretaria.
A ação contou com o apoio da UNAMAMA; Defesa Civil de Macaé; CAPO (Centro de Apoio ao Paciente Oncológico); e a Escola Técnica José Rodrigues Alves.
Outras ações desenvolvidas e serviços oferecidos
Enfrentamento à violência contra a mulher (Núcleo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência; Programa Pérola de Mulher; Disque-Mulher; Implantação da Projeção da 123 Delegacia de Polícia Civil nas dependências da Subsecretaria; Grupo Operativo Avança Mulher); Direito à Cidadania (Casamento Comunitário; Orientação Jurídica) Geração de Renda (Programa Renda Mulher; Agência Macaé Facilita; Parcerias com empresas para realização de cursos de capacitação para mulheres); Projetos de promoção da saúde da mulher (Conversando sobre sexualidade; Relembrando as DsT/AIDS com as Profissionais do Sexo; Discutindo a Saúde da Mulher Negra); Valorização da Contribuição Histórica da Mulher (Macaé, Nossas Mulheres, Nossas Histórias).
A sede da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres fica localizada na Rua da Igualdade, 890 – Imbetiba – Macaé – RJ
Tel: (22) 2772-5205 – 2791-6620.