Secretaria de Agroeconomia inaugura nova sede em Córrego do Ouro

24/09/2015 15:52:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Bruno Campos

Objetivo é expandir fornecimento de produtos agrícolas para outros mercados

A nova sede da Secretaria de Agroeconomia foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (24), no Parque de Exposições Edison Gomes Pereira, em Córrego do Ouro. O objetivo é aproximar o poder público dos produtores rurais e assentados da região serrana para atender suas necessidades. O evento contou com apresentação de palestras e com a presença de representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater).

O secretário de Agroeconomia, Jonas Siqueira, ressaltou que o objetivo é interagir com a Secretaria do Interior e atender melhor o produtor rural da região. "Queremos dar mais atenção à região serrana e fazer com que os produtores rurais possam abastecer mercados de outras cidades", disse. Ele assinou o convênio de cooperação técnica com o Incra, que possibilitará a atuação de um técnico do instituto na nova sede de Córrego do Ouro.

De acordo com o subsecretário de Agroeconomia, Marcelus Siqueira, as principais dúvidas dos produtores rurais são burocráticas, principalmente sobre a documentação para participar do edital para fornecimento de produtos para a merenda escolar. "A estrutura da nova sede da Secretaria de Agroeconomia conta com duas salas, cozinha e banheiro. Teremos ainda um engenheiro agrônomo para tirar as dúvidas sobre diagnóstico técnico, orientar o plantio, colheita e uso do solo e, ainda como utilizar equipamentos e implementos", explicou.

Ele acrescentou que a intenção da secretaria é realizar cursos de capacitação para os produtores rurais. O primeiro será sobre Primeiros Socorros, a ser ministrado, em breve, pela equipe técnica da Defesa Civil.

Para o representante do Assentamento Osvaldo Oliveira, localizado em Córrego de Ouro, Diego Fraga, a nova sede da Secretaria de Agroeconomia vai aproximar o poder público dos produtores rurais. "Nós vamos poder fazer reivindicações, cobrar resultados e contar com estrutura física e assistência técnica", disse, acrescentando que no local são produzidos milho e aipim.

O presidente da Associação dos Produtores de Agricultura Familiar do Sana, Marcos Araújo, também aprovou a nova sede. Ele contou que na localidade são produzidas banana, aipim, verduras e legumes. "A iniciativa soma com os interesses de todos os produtores rurais", ressaltou.

A inauguração contou com a palestra do engenheiro agrônomo da secretaria, Rogério Valença, sobre a cultura do feijão; dos pesquisadores da Pesagro-Rio/CEPAAR e da EMPRAPA/Solos; do engenheiro agrônomo Benedito Fernandes de Souza Filho e da engenheira agrônoma Rosangela Straliotto.

O evento contou ainda com as presenças dos vereadores George Jardim e Jocimar Gomes, o Boca; do secretário do Interior, Paulo Paes Filho; do coordenador da Defesa Civil, Luciano Castilhos e outras autoridades.


Fotos Relacionadas