logo

Secretaria de Ambiente apoia o Programa Rio Rural

05/05/2011 14:44:56 - Jornalista: Tathiana Campolina

Foto: Kaná Manhães

Rio Rural : grande desafio é a melhoria da qualidade de vida no campo

A Secretaria Municipal de Ambiente (SEMA) de Macaé vai apoiar a segunda etapa da implantação do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas (Rio Rural), em Macaé, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária (Seapec). Durante uma reunião na manhã desta quarta-feira (04),ficou definido a parceria entre as secretarias.

- Neste momento a Secretaria de Ambiente se integra ao programa e irá colocar três técnicos para que a ampliação do Rio Rural em Macaé seja bem sucedida, afirmou o secretário municipal de Ambiente, Maxwell Vaz.

Na ocasião, o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, junto com o secretário executivo do Programa Rio Rural e dos Projetos Rio Rural GEF e Rio Rural BIRD, Nelson Teixeira, e o supervisor Regional Norte da Emater-Rio, José Castro de Macedo, apresentaram o que já foi realizado na cidade pelo programa e as expectativas para o mesmo.

- Desde 2007 estamos trabalhando no Rio Rural. Em Macaé apenas duas microbacias foram atendidas na primeira na primeira fase do projeto, mas nesta segunda fase vamos ampliar para 10, atingindo 100% das microbacias. Nosso principal objetivo é a preservação da água e por isso procuramos a Secretaria Municipal de Ambiente, pois acreditamos que tanto a área ambiental, quanto a agricultura devem estar juntas, explicou o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo.

Christino disse que ficou satisfeito com a recepção da Secretaria de Ambiente. “Fomos muito bem acolhidos pela secretaria, que entendeu a importância do programa”, disse.

As primeiras ações que deverão ser realizadas pela equipe da secretaria de Ambiente serão identificar o que já foi feito nas microbacias, os tipos de trabalho, e catalogar as nascentes do município, pois o objetivo é proteger 100% delas. Um segundo passo é avaliar o saneamento e destinar o efluente sanitário para tratamento, objetivando a qualidade da água. Além disso, o Rio Rural está fazendo um monitoramento de risco para a prevenção de desastres ambientais.

- Fazemos um esforço muito grande para proteger a mata ciliar, sempre incluímos reflorestamentos nas condicionantes ambientais, há um esforço muito grande para a preservação da água e nascentes e o Rio Rural veio somar de forma significativa, concluiu Maxwell.

O que é o Rio Rural?

O Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro – Rio Rural - tem como grande desafio a melhoria da qualidade de vida no campo, conciliando o aumento da renda do produtor rural com a conservação dos recursos naturais. Para atingir este objetivo, desenvolveu uma estratégia de ação que utiliza a microbacia hidrográfica como unidade de planejamento e intervenção, envolvendo diretamente as comunidades residentes neste espaço geográfico.

O Rio Rural incentiva a adoção de práticas sustentáveis e técnicas produtivas mais eficientes e ambientalmente adequadas. Deste modo, contribui para a diminuição das ameaças à biodiversidade, para o aumento dos estoques de carbono na paisagem agrícola e para a inversão do processo de degradação das terras em ecossistemas de importância global da Mata Atlântica.
Em Macaé o Rio Rural possui 44 subprojetos em duas microbacias hidrográficas e já somou R$ 117.627,00 em recursos recebidos na primeira fase. Na segunda fase que começará a ser implantado, o objetivo é atender as dez microbacias existentes na cidade.