Parcerias serão criadas a partir da criação do Eco Ponto, para o recolhimento de material reciclável.
O secretário de Ambiente de Macaé, Maxwell Vaz, esteve na última quinta-feira (14), em Japeri (RJ), na fábrica de madeira plástica Poly Rio, para conhecer o trabalho e alinhar futuras parcerias. Durante duas horas, o secretário conheceu toda estrutura do empreendimento acompanhado do gerente geral da indústria, Hilton Simões.
- É muito interessante o processo de transformação do plástico que eles fazem. É muito importante este tipo de atividade, pois além de retirar o plástico do meio ambiente, ele transforma em um material que tem uma durabilidade de 400 anos, que não apodrece, não dá cupim e é resistente, destacou Maxwell.
Este ano está prevista a construção do Eco Ponto em Macaé e o secretário explicou que está buscando parcerias para destinar os produtos arrecadados no local.
- A intenção é enviar os materiais reciclados direto para as indústrias de reciclagem, sem atravessadores, e nossa visita aqui é justamente fazer este primeiro contato para futuras parcerias, disse Maxwell, lembrando que o Eco Ponto vai acolher uma cooperativa de catadores, que serão beneficiados.
O gerente geral salientou a importância da visita do secretário à empresa.
- A aproximação da secretaria de Ambiente é muito importante para a empresa. A conscientização no país tem que acontecer urgentemente. A idéia que o secretário tem de desenvolver o no município vai conscientizar a população de que o lixo não é lixo, destacou.
A empresa recolhe cerca de 300 toneladas de plástico por mês das ruas e a expectativa é de aumentar esta quantidade. “Uma mesa, duas cadeiras e nenhuma árvore cortada”, finalizou Hilton.