A Secretaria de Ambiente de Macaé intensificou, desde a última semana, os serviços de poda de árvores, próximo às escolas municipais e estaduais de Macaé devido ao início do ano letivo. De acordo com o coordenador do setor de Arborização e Paisagismo da secretaria, Flávio Sayão, a poda das árvores é realizada todo ano e, devido ao retorno do ano letivo, elas foram concentradas próximas às unidades de ensino.
Para realizar este trabalho, a Secretaria conta com duas equipes de quatro funcionários. Eles já fizeram poda nas ruas Francisco Portela, Conde de Araruama, Velho Campos, Dr. Bueno, Silva Jardim e Tenente Rui Lopes Ribeiro, vias que localizam as escolas Maria Isabel, Matias Neto, Ana Benedita, Luiz Reid e Fafima.
No total, a equipe já realizou poda de 55 árvores nas ruas citadas e três cortes de árvores tiveram que ser feitos, pois elas estavam com a estrutura comprometida por cupins. O agente ambiental Jorge Navarro destacou que novas mudas serão plantadas no local das plantas cortadas.
Navarro, que acompanha a poda de todas as árvores, disse que as equipes encontram algumas dificuldades para realizar o trabalho nas ruas e pede a colaboração da população.
- Enfrentamos a falta de paciência das pessoas, principalmente dos motoristas. Para fazer a poda nós isolamos a área com cones, para proteger o trabalhador e os veículos, mas mesmo assim alguns motoristas jogam o carro em cima dos agentes, gritam, não aceitam o isolamento de parte da rua para a secretaria fazer o serviço. A gente pede a colaboração de todos, pois estamos trabalhando para a população, afirmou.
O secretário de Ambiente, Maxwell Vaz, reforçou que a poda proporciona mais segurança para a população.
- Com a poda as ruas ficam mais iluminadas, os sinais de trânsito e placas ficam mais visíveis, e isso gera mais segurança para as crianças e jovens que vão à aula. É um trabalho de manutenção extremamente importante e quem ganha é a população, finalizou.