Com o objetivo de alinhar as ações, avaliar as demandas de cada município, a fim de agilizar os processos de licenciamento, o secretário municipal de Ambiente de Macaé, Maxwell Vaz, junto com a coordenadora de licenciamento da Secretaria, Jussara Aguiar, o secretário de Meio Ambiente de Rio das Ostras, Max José de Almeida, e o responsável pelo Sistema de Informações Ambientais de Rio das Ostras, Mauro Alexandre de Oliveira Prioste, participaram de uma reunião na manhã desta quarta-feira (2), com a nova superintendente regional do Instituto Estadual de Ambiente (Inea), Natália Marotti, na sede regional do órgão estadual, em Macaé.
- Nossa intenção aqui é ouvir as demandas dos municípios e traçar o que é de responsabilidade de cada esfera – municipal e estadual. Queremos que o processo de licenciamento seja mais rápido, mas por isso menos eficiente, salientou Natália.
Além disso, a superintendente reforçou que pretende fiscalizar os poços artesianos da cidade.
- Em muitos terrenos há poço e fossa em uma distância muito pequena entre eles e a água do poço acaba sendo contaminada pela fossa. Por isso é importante fazer um trabalho de fiscalização da qualidade desta água, reforçou.
O secretário Maxwell Vaz ficou satisfeito com o resultado da reunião.
- A expectativa é integrar as ações. O Inea tem competências acima do município e queremos otimizar o trabalho e atender melhor o público. Acho interessante fazer mais reuniões como esta envolvendo os outros municípios que esta superintendência abrange, que é o caso de Casimiro de Abreu e Friburgo, disse.
O secretário de Rio das Ostras lembrou que o trabalho tende a melhorar.
- A integração dos gestores de meio ambiente da região com o próprio Inea já existe, mas agora ela só vai fortalecer e a maior beneficiada será a população, reforçou.