Brincar, se divertir e aprender. Foi isso que aconteceu neste domingo, no estande da Secretaria Municipal de Ambiente (SEMA), durante o projeto “Bairro Cidadão”, em Nova Holanda. Durante todo o dia, a comunidade pode conhecer diferentes atividades que a prefeitura oferece. A SEMA levou educação ambiental através da doação de mudas e recebimentos de solicitações de serviços.
As crianças foram as principais protagonistas do estande da SEMA. Sempre em grupos de oito, elas assistiram uma pequena palestra sobre resíduos e em seguida participavam de uma brincadeira. O grupo campeão ganhava brindes.
- É muito legal, divertida e não vou desistir de ganhar, pois além de acertar, tem que acabar primeiro. Já tentei três vezes e vou para a quarta, disse a jovem de 10 anos, Rayla Cristhian, contando que aprendeu que o papel tem que colocar na lixeira azul, o plástico no vermelho, o vidro no verde e o metal no amarelo.
Além disso, o artista Raul Lavour, foi convidado pela secretaria de Ambiente para fazer uma apresentação de teatro de bonecos para as crianças que despertou a atenção até dos adultos em relação à educação ambiental.
A coordenadora de educação ambiental da SEMA, Jaqueline Campelos, enfatizou a integração com os jovens. “O público infantil e adolescente conheceu um pouco mais sobre coleta seletiva e destinação dos resíduos de forma dinâmica e aprenderam se divertindo”, destacou.
O Secretário Municipal de Ambiente, Maxwell Vaz, salientou que é sempre importante levar à comunidade os serviços realizados pela prefeitura. “Ações como esta são extremamente válidas, pois a comunidade passa a conhecer melhor os serviços realizados pelo executivo. No estande da SEMA, por exemplo, além da educação ambiental, que é um trabalho extremamente importante, as pessoas conheceram a campanha de Resgate de Animais Silvestres, puderam fazer solicitação de podas de árvores e também distribuímos mudas de diversas plantas para a comunidade, sempre orientando a população para a preservação ambiental”, afirmou.