logo

Secretaria de Ambiente recolhe 1,5 mil litros de óleo de cozinha

05/12/2014 14:00:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Moisés Bruno

O óleo de cozinha deve ser entregue dentro de uma garrafa pet

Após sete meses de entrega de óleo de cozinha pela população, a Secretaria de Meio Ambiente recolheu cerca de 1,5 mil litros do produto, já utilizados nas cozinhas particulares. Essa coleta teve início em maio desse ano. No último mês de novembro, foram recolhidos 319 litros.

Segundo o coordenador da coordenadoria de Biodiversidade, Gestão das Águas e Território da Sema, o geógrafo Sávio Magaldi, tem sido significativa a contribuição e a ajuda da população, que está engajada no projeto.

- É bom lembrar que as pessoas devem levar o óleo de cozinha devidamente contido em garrafa pet e entregue nos postos de coleta – avisa.

Os postos de coleta em Macaé são: na base da coordenadoria (Rua Amphilóphio Trindade 67, Lagoa), Secretaria de Ambiente (Rua da Igualdade 567, Imbetiba), Guarda Municipal (Botafogo) e no 95º Grupo de Escoteiros (ao lado do Ciep Maringá, no Campo do Oeste).

O material é encaminhado a cooperativas vinculadas ao Instituto Estadual de Ambiente (Inea) e transformado em produtos de limpeza como detergente e sabão. Em Macaé, não há cooperativas cadastradas no Inea. As cooperativas que tratam óleo de cozinha ficam na cidade do Rio de Janeiro.