logo

Secretaria de Ambiente solta aves na Lagoa de Imboassica

26/01/2011 16:11:26 - Jornalista: Assessoria Secretaria de Ambiente

Duas fragatas estão reaprendendo a voar, depois de terem sido feridas por linhas de cerol

A secretaria de Meio Ambiente de Macaé (Sema) levou quatro aves para serem soltas na Lagoa de Imboassica, no fim da tarde desta terça-feira (25). O secretário de Ambiente, Maxwell Vaz, o coordenador de fauna da Secretaria, Gleidson Leite Madalena, e representantes da Guarda Ambiental devolveram ao habitat uma garça e um atobá. Duas fragatas ainda estão em processo de recuperação.

Gleidson contou que a garça foi entregue aos profissionais da Secretaria no último fim de semana, durante a campanha “Cuidando da Nossa Praia”.

- Os banhistas encontraram a ave se afogando no mar de Imbetiba e a levaram para a tenda, onde estavam os profissionais da secretaria. Ela estava fraca e não conseguia se alimentar. Não apresentava nenhuma lesão e nem enfermidade, informou.

O mesmo caso aconteceu com o atobá, que foi trazido pela Guarda Ambiental e precisou de três semanas para se recuperar. Como ele não apresentava nenhuma enfermidade, foi dada uma alimentação com suplementos e ele retornou ao seu habitat.

Já as fragatas chegaram à Secretaria com as asas cortadas por linha de pipa com cerol. Elas foram encontradas na praia por guardas ambientais.

- Elas estão há aproximadamente um mês se recuperando do ferimento. Foi feito assepsia com pomada e antibiótico nos ferimentos e hoje aconteceu a primeira tentativa de soltura delas, contou.

Gleidson explicou que como a fragata é um animal de grande porte, é normal que não consiga voar na primeira soltura, como aconteceu nesta terça.

- Elas estão sem voar há 30 dias e por isso é preciso um processo maior para elas conseguirem voar. Trouxemos estas aves para ver o comportamento delas e avaliamos que será necessário mais um tempo para fortalecer as asas das mesmas com exercícios. Nesta tarde ficamos com as fragatas na lagoa e foi feito um trabalho muito produtivo, disse.

Maxwell Vaz destacou o trabalho realizado pela Sema.

- Para nós é de grande valor ecológico salvar a vida dos animais. A prevenção é o melhor caminho, observando que as fragatas foram lesadas com linha de pipa. Orientamos a todos que têm o costume praticar a soltura de pipa , para não fazer nas rotas das aves marinhas, ressaltou.

Além das fragatas, a Sema está com uma coruja, um papagaio e um gavião pequeno em fase de recuperação.


Fotos Relacionadas