logo

Secretaria de Ambiente solta pássaros no Parque Atalaia

21/01/2011 15:28:50 - Jornalista: Assessoria Secretaria de Ambiente

Após um mês e seis dias de reabilitação, três pássaros – um canário-da-terra macho, um coleiro fêmea e um curió fêmea - foram soltos, na manhã desta sexta-feira (21), no Parque Municipal Atalaia, pelo coordenador de fauna da secretaria de Ambiente (SEMA) de Macaé, Gleidson Leite Madalena, o subsecretário da SEMA, Ronaldo Lima, e o chefe do Parque, Eduardo Tavares.

As aves chegaram à secretaria no dia 14 de dezembro, após uma operação da Polícia Federal, em São Sebastião do Alto. No total, foram apreendidas 10 aves, mas sete foram encaminhadas para o Centro de Triagem do Ibama, em Seropédica, como explicou Gleidson.

- Estas sete aves tinham anilhas, que indicam que os animais foram nascidos em cativeiro e que o criador tem a autorização do Ibama para criar os pássaros. No entanto, o criador estava sem os documentos necessários das aves e elas foram apreendidas, informou.

Como os três pássaros citados não tinham anilha, eles foram encaminhados à Fazendinha Coqueiral, onde é realizada a reabilitação dos animais, para depois serem soltos na natureza.

- Eles estavam bem de saúde, mas encontravam-se muito mansos. Nós colocamos os pássaros em um viveiro grande, com a comida espalhada para eles procurarem, conforme acontece na natureza. Hoje eles estão prontos para viverem soltos, revelou.

Gleidson lembrou que o curió, Oryzoborus angolensis, está ameaçado de extinção no estado do Rio de Janeiro e que esta ação é importante para preservar a espécie.

Atualmente a secretaria de Ambiente cuida de seis animais em recuperação: uma coruja, duas fragatas, um atobá, um gavião pequeno e um papagaio.