Animais foram soltos depois de passarem por reabilitação por quatro meses e serão monitorados por mais uma semana.
Após quatro meses em processo de reabilitação, a Secretaria Municipal de Ambiente (Sema) soltou, na manhã desta quarta-feira (30), três papagaios no Parque Municipal Natural Atalaia. Dois desses animais foram apreendidos pelos profissionais da fauna, pois estavam presos em cativeiro sem autorização, e um foi entregue à secretaria durante a Campanha de Recolhimento de Animais Silvestres, que continua neste mês.
O médico veterinário e coordenador do setor de fauna da Sema, Gleidson Madalena, explicou que durante uma semana um profissional ficará monitorando os animais, a fim de avaliar o comportamento deles no seu habitat.
- Foi feito um trabalho grande de reabilitação, mas é importante acompanhar os papagaios esta semana, pois eles podem voltar para o viveiro atrás de comida, já que ficaram lá durante quatro meses, ressaltou.
O secretário de Ambiente, Maxwell Vaz, disse que a reintrodução dos papagaios no seu habitat é mais uma vitória da secretaria.
- Temos uma equipe competente que além de tratar o animal, dá carinho. Ver o primeiro vôo entre as árvores desses papagaios é muito gratificante, é uma vitória muito grande. Eles não voavam, viveram presos durante muito tempo e demos a liberdade a eles, disse.
Maxwell destacou a Campanha de Resgate de Animais Silvestres.
- É importante que quem tenha animal silvestre preso dentro de casa procure a secretaria de Ambiente para fazer a devolução do mesmo, para que possamos cuidar do animal, fazer um trabalho de reabilitação e soltá-lo novamente em seu habitat natural. Durante a Campanha, não estamos punindo quem entrega o animal e as pessoas que ficarem com receio de sair de casa podem entrar em contato conosco (2762-4802) e pedir para irmos buscar, explicou.
Quem prender animais silvestres em cativeiro pode ser enquadrado na Lei Federal de Crime Ambiental nº 9.605 de 1998 e na Lei Complementar nº 027 do município. A multa varia de acordo com a quantidade de animais apreendidos e a espécie dos animais. O infrator pode pegar de seis meses a um ano de prisão.
O que é um animal silvestre?
O animal silvestre é aquele vive ou nasce em um ecossistema natural, como florestas, rios e oceanos e que foi tirado da natureza e, muitas vezes, reage à presença do ser humano. Por essa razão, tem dificuldades para crescer e se reproduzir em cativeiro. O papagaio, a arara, o mico e o jabuti, são alguns exemplos de animais silvestres.