Secretaria de Educação: Ensino Fundamental se destaca na rede de ensino

28/12/2010 10:31:44 - Jornalista: Douglas Fernandes

A Secretaria de Educação de Macaé obteve em 2010 resultados significativos em diferentes áreas do ensino e o Fundamental foi um deles. For meio dele que o município de Macaé atingiu a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) projetada para 2009. O resultado mostra que a rede de ensino ultrapassou em dois décimos a média para o Ensino Fundamental nas séries iniciais (de 4,7 para 4,9) e atingiu a nota de 3,7 estimada para as séries finais. Assim como a média do país, Macaé aumentou seu índice de 2007 para 2009, ultrapassando a meta proposta pelo Governo Federal.

A meta para Macaé em 2009 era de 4,8, (referente às séries iniciais) e 3,7 para os anos finais. Comparado a média proposta para o Estado a cidade fica acima da média estadual (4,7 para iniciais) e no resultado nacional, ultrapassa a média em 0,3. Já a rede municipal de ensino de Macaé conseguiu Ideb igual a 5,0 para as séries iniciais - 0,3 pontos acima da meta traçada pelo governo federal. Ideb é calculado a partir do desempenho obtido pelas escolas públicas de Macaé que participaram da Prova Brasil/Saeb 2009 (aplicada em novembro) e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas no censo escolar do mesmo ano.

O resultado colocou ainda o Colégio do Sana entre os 10 melhores de todo o estado do Rio de Janeiro, à frente de colégios de referência como o Pedro II e o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Cap - UFRJ), no Rio de Janeiro. Com 295 alunos, a escola se destaca também pelo número de alunos vencedores nas Olimpíadas de Língua Portuguesa e Matemática (Obmep). De acordo com o Secretário de Educação Guto Garcia, o resultado comprova o excelente trabalho que vem sendo feito ao longo dos anos na escola. “Um grupo de professores, funcionários e direção motivados e comprometidos” disse ele.

Para minimizar a defasagem idade-série entre a idade e o ano escolar que o aluno deveria estar cursando, a Secretaria Municipal de Educação implantou em 2010, o Programa de Correção de Fluxo no Ensino Fundamental, beneficiando 353 alunos com resultados acima da média esperada.

Para o próximo ano letivo, a secretaria de Educação está elaborando material para que seja utilizado para nortear os demais trabalhos. A intenção do secretário de Educação, Guto Garcia, é ampliar o número de escolas e de turmas de Correção de Fluxo.

- Pudemos constatar que diante do Programa Correção de Fluxo, a estima e potencialidade dos alunos aumentam consideravelmente. Eles se sentem mais capazes e até mesmo aqueles com indisciplina no comportamento mudam, salientou o subsecretário.

O programa recebe em sua maior parte alunos de nove a 16 anos. Segundo levantamento da Semed foi constatado que o município vem recebendo grande número de alunos de outras cidades e que nem sempre estão com idade de acordo com sua série, em virtude das mudanças de endereço.