Secretaria de Educação envia primeira remessa de doações às vítimas das chuvas

21/01/2011 16:32:43 - Jornalista: Douglas Fernandes

A Secretaria de Educação de Macaé enviou nesta sexta-feira (21) as primeiras doações para as vítimas das chuvas da Região Serrana. Os donativos continuam sendo recebidos na sede da Secretaria e na Cidade Universitária durante o horário comercial. Ao final da tarde, servidores, funcionários e guardas municipais enviaram para os municípios afetados os materiais recolhidos nas últimas duas semanas. Um caminhão de roupas, águas minerais e produtos não-perecíveis passaram a reforçar a mobilização do município na campanha de solidariedade.

O secretário de Educação, Guto Garcia, alerta ainda para a necessidade de maior volume de doações de fraldas descartáveis infantis e geriátrica, mamadeiras, chupetas, leite em pó, biscoitos e alimentos instantâneos, como sopas e macarrão, água mineral, materiais de higiene pessoal e absorventes.

A vice-prefeita Marilena Garcia, pede à população que colabore ainda com alimentos não perecíveis, colchonetes, cobertores, roupas em bom estado, sapatos e material de limpeza.

- Vamos entregar as primeiras doações em Nova Friburgo, já que foi o município mais atingido. Nos próximos dias, entregaremos nos demais municípios como Petrópolis e Teresópolis. Precisamos da ajuda de todos, inclusive de voluntários nessas cidades, disse.

Funcionários da secretaria, professores, diretores e a comunidade escolar estão solidários à causa e diariamente levam suas doações em um dos postos de coleta.

- É um momento de união, de solidariedade. Temos que nos mobilizar diante desta tragédia e mostrar que no meio de um momento tão difícil como este, podemos ajudar de alguma forma, disse Almir de Souza Júnior, professor da rede municipal

Já a servidora da Educação, Márcia Braga Vieira, além de mobilizar seus amigos e colegas de trabalho para ajudar ás vitimas da região serrana, procurou também recolher doações para regiões vizinhas afetadas. Lagoinha em Trajano de Moraes e Manoel de Morais, em Santa Maria Madalena, são dois exemplos de sua iniciativa.

- As chuvas deixaram tristeza e destruição por lá também. O Rio Grande, que corta essas duas localidades subiu assustadoramente, deixando centenas de pessoas desabrigadas. Estamos comprometidos com esses moradores também, disse ela.