Secretaria de Educação inicia aulas do Colégio de Aplicação nesta segunda-feira

20/02/2010 11:59:34 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Luiz Bispo

Os alunos estudarão das 8h às 16h as disciplinas do currículo básico do Ensino Médio, além de duas línguas estrangeiras

Começam nesta segunda-feira (22) na Cidade Universitária de Macaé as aulas do Colégio de Aplicação, um projeto piloto da Secretaria de Educação com o objetivo de capacitar os alunos da rede municipal para o ingresso ao ensino superior. A grade curricular oferece formação para o ensino médio ao mesmo tempo em que é voltado para o processo seletivo do vestibular. Inicialmente 70 alunos foram aprovados por meio de uma prova de seleção com 80% selecionados, vindos das escolas municipais. O evento de abertura acontecerá na Cidade Universitária às 14h.

Segundo a Vice-Prefeita e Secretária de Educação Marilena Garcia, o projeto pioneiro oferecerá ao aluno da rede, iguais condições ao acesso às faculdades públicas. “No concorrido processo do vestibular temos que oferecer a todos, as mesmas opções de qualificação que muitos utilizam nesse importante momento de formação. Isso é democratizar o ensino” destacou.

O crescente número de graduações em Macaé, implantados em parceria com universidade federais, além da Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) todos, gratuitos despertou a necessidade de se criar cursos que preparassem os alunos para a etapa do ensino superior.

- Temos cursos de Biologia, Farmácia e Química da UFRJ e as graduações em Medicina, Nutrição e Enfermagem da mesma faculdade que iniciaram no ano passado. Também temos implantados da UFF os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito, e da FeMASS, Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação. Esses são exemplos dos quais despertaram a procura maior para o ingresso ao ensino superior e conseqüentemente a concorrência -, completou.

De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Colégio de Aplicação, o projeto iniciará com duas turmas de 1º ano do Ensino Médio de 35 alunos e atuação de 18 professores do quadro do magistério municipal. O regimento da instituição foi desenvolvido pela Fundação Educacional de Macaé (Funemac). Do projeto constam convênios com instituições de ensino superior que oferecem licenciaturas como UFRJ, UFF, Uni Rio e Fafima.

Para o vice-presidente da Funemac, Joelson Tavares, a universidade pública municipal é mais que uma escola de nível superior. “A Cidade Universitária é um pólo de desenvolvimento, pois atua no ensino, na extensão do conhecimento e na pesquisa, o que possibilitará o desenvolvimento de vários setores e em toda a região. A criação do Colégio de Aplicação é mais um elo na construção de um ensino de excelência”, disse.

A vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Ilce Broldi Santos, considera fundamental que a entidade, peça essencial na gestão pública, fortaleça essas iniciativas com a Funemac. Além do projeto do Colégio, a Secretaria implantará nos próximos meses o Centro de Idiomas de Macaé, que beneficiará 80 alunos da rede pública, de 10 a 18 anos.

O diretor da FeMASS, Francisco Carlos Gomes, informou que, segundo pesquisas semestrais realizadas pela faculdade, 60% de seus alunos vem de escolas públicas municipais, estaduais e federais. “Pretendemos ampliar essa oportunidade oferecendo ensino médio público municipal de qualidade”, reiterou.

Metodologia de ensino envolverá parcerias e troca de experiências

Sendo um projeto piloto, o Colégio de Aplicação de Macaé implantará em sua metodologia de ensino a troca de experiência e parcerias objetivando a excelência de ensino que se propõe a oferecer. Para isso foi adotado um procedimento inovador no município. “Queremos tornar o Colégio em um grande espaço de conhecimento e este virá de todos os lados, tanto dos alunos como dos profissionais envolvidos”, ressaltou Marilena.

Os alunos estudarão das 8h às 16h as disciplinas do currículo básico do Ensino Médio, além de duas línguas estrangeiras (inglês e espanhol), aulas de informática e de reforço com o objetivo de preparação para os exames vestibulares. Dhafiny Correia, 15, que concluiu o Ensino Fundamental na Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira, ressaltou que optou por fazer o colégio pelo interesse em ingressar em uma universidade. “Não me identifiquei com os cursos profissionalizantes. O colégio de
Aplicação parece uma boa chance”, disse.

A parceira com as Universidades já alocadas na Cidade Universitária terão um papel importante, assim como os professores da rede. Alunos do curso de Biologia da UFRJ poderão estagiar no colégio lecionando para os alunos, uma vez que a graduação é de licenciatura. Já o corpo docente é composto por professores da rede municipal, todos devidamente avaliados por currículos e principalmente, interessados em participar do projeto piloto. Todos os professores que atuarão no projeto são da rede municipal de ensino e terão dedicação exclusiva à escola para se dedicarem à pesquisa e ao planejamento do material didático. O projeto pedagógico da unidade de ensino foi baseado nos modelos de colégio de aplicação federais.

- O Colégio servirá também de campo de ensino, pesquisa e extensão, voltado para o desenvolvimento de diferentes práticas pedagógicas. È uma escola que se propõe à produção, transmissão, construção e apropriação crítica do conhecimento, com a finalidade de instrumentalizar os educandos e educadores para a responsabilidade social e contribuindo para o exercício da cidadania -, ressaltou Marilena.