Secretaria de Educação realiza primeira eleição direta para diretores

23/02/2011 15:33:35 - Jornalista: Grazielle de Marco

A prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quarta-feira (23), uma das primeiras eleições diretas para diretor da rede municipal de ensino. O pleito foi realizado no Colégio Professor Samuel Brust, onde foi definido, com a participação de alunos, pais e professores, quem seriam os profissionais que ocupariam os cargos de diretor e diretor adjunto nos próximos anos.

As eleições nas outras escolas da rede municipal de ensino iniciarão em agosto. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, o processo eleitoral atende a uma reivindicação da comunidade escolar, e ao Plano de Democratização da Gestão Escolar.

- O processo, nesta escola, foi iniciado em dezembro, e correu como o que havia sido combinado na ocasião com a comunidade escolar. A eleição compreendeu todas as etapas necessárias em um processo eleitoral, como: informe à comunidade, período de inscrição de chapas, período de campanha, apresentação do plano de gestão, e a votação em si, explicou.

Fizeram parte da única chapa inscrita os professores Cláudia Márcia de Melo Mattos, Evandro Batista de Oliveira e Rosani Maria Azevedo Ribeiro Schueler.

- Apenas uma chapa se inscreveu, e como atenderam a todos os requisitos, a eleição foi levada adiante dentro da programação que havia sido estabelecida em dezembro, explicou Gelda Tavares, subsecretária de Ensino Fundamental.

Em clima de festa, os alunos e pais fizeram fila para poder escolher se aceitavam ou não os nomes da Chapa “Unidos pela Educação” para o corpo de direção.

- É a primeira vez que que temos a oportunidade de escolher quem serão os nossos diretores, e acho isso muito bom. Vamos poder eleger alguém que a gente conhece e que vai tomar conta do nosso colégio. Talvez alguém que venha de fora não seja tão bom porque não conhece a nossa realidade, ressaltou Lucas Alves Silva, do programa de Correção de Fluxo da escola.

O professor de Geografia Eduardo da Eira Boniolo também comentou a importância do pleito. “Esperamos que outras escolas possam ter suas eleições. Entendemos que uma direção eleita pela comunidade fica mais forte. Essa é uma reivindicação antiga da categoria, e ficamos felizes de ver se tornar realidade”, completou.

O processo eleitoral nas outras escolas iniciará em agosto, quando será realizada prova sobre gestão das escolas e apresentação do plano de Gestão Escolar. “Estamos estudando a legislação de vários municípios para que possamos montar os próximos editais da melhor forma possível”, completou Gelda Tavares.