Secretaria de Educação reúne profissionais para apresentação da nova estrutura

01/02/2011 17:28:06 - Jornalista: Clinton Davisson

Acontece nesta quarta (2) e quinta-feira (3) o Encontro Municipal dos Profissionais da Educação de Macaé. O evento acontece de 8h às 17h, no auditório da Cidade Universitária, e deve reunir mais de 3100 profissionais de educação do município que vão participar de encontros, palestras e workshops.

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, o encontro tem como objetivo preparar os profissionais para o ano letivo, que na rede municipal começa na próxima segunda-feira (7).

- Temos duas metas fundamentais para este ano e que precisam ser cumpridas: toda criança alfabetizada até os oitos anos de idade e todo aluno com aprendizagem adequada à sua série, ou seja, os estudantes deverão estar nas séries respectivas a sua idade, explica.

Segundo a programação do evento, os profissionais de educação irão dividir-se em dois turnos, em suas respectivas séries. Das 8h às 12h desta quarta-feira serão atendidos os profissionais do 1º ao 5º ano. Das 13h30min às 17h30min serão realizadas as atividades com os profissionais do 6º ao 9º ano.

De acordo com a orientadora pedagógica, Sonerline Miguel da Silva, as oficinas no primeiro dia serão voltadas para essas duas metas da Secretaria de Educação, dando subsídios aos profissionais para trabalharem as habilidades de todas as áreas de conhecimento. “Trabalhemos muito com analise de dados, organização e metodologias para maximizar a eficiência do ensino”, afirma.

O evento também contará com aulas de formação de professores de projetos como o Pró-Info, sala de leituras e salas multifuncionais. A educadora e gerente do Plano Diretor, Miriam Reid, também vai apresentar o projeto de combate à evasão escolar.

No segundo dia do evento haverá encontro com o prefeito Riverton Mussi, o secretário de Educação, Guto Garcia, o juiz da Vara da Infância e Adolescência, Felipe Teixeira e a promotora Mariana Luiza de Vasconcelos Zampieri que debaterão as metas de educação para 2011 e apresentarão a nova estrutura da Secretaria de Educação.

Em todo o Brasil, a proporção dos chamados analfabetos absolutos – aqueles que não sabem ler nem escrever nada, inclusive o próprio nome – entre 15 e 64 anos caiu de 9% para 7% entre 2007 e 2010 no Brasil. Em 2002, esse percentual estava em 12%. Os dados são da pesquisa Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), realizada pelo Instituto Paulo Montenegro, em parceria com a ONG Ação Educativa.