logo

Secretaria de Manutenção faz melhorias em estrada de acesso ao Parque Jurubatiba

14/03/2012 13:14:15 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Divulgação

Trabalho consiste no nivelamento do solo com o apoio de máquina Patrol

Para facilitar o acesso ao Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, que foi aberto ao público em janeiro deste ano, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Manutenção, está realizando esta semana uma ação no local. O trabalho consiste no nivelamento do solo com o apoio de máquina Patrol.

De acordo com informações do secretário de Manutenção, Chico Machado, o serviço foi executado na estrada de acesso ao Parque, localizada próximo ao início da RJ-178 (Macaé/Carapebus). Cerca de 2,5 quilômetros de pista em barro foram compactados com o equipamento. “A estrada estava com muitos buracos e a ação no local irá melhorar as condições de acesso ao parque para os visitantes”, explicou o secretário.

O fiscal de vigilância sanitária Antônio Taveira é um admirador da diversidade do parque e falou sobre a importância do trabalho. “Estou sempre procurando visitar essa beleza da natureza que está na nossa região. Por isso, facilitar o acesso ao local é uma iniciativa fundamental para beneficiar os visitantes e ainda promover o turismo sustentável”, frisou Antônio.

Visitação

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio da portaria nº 1, publicada no dia 06 de janeiro no Diário Oficial da União (DOU), estabelece normas e procedimentos para o credenciamento e autorização dos serviços de condução de visitantes, transporte em barco e em veículo tracionado, com fins turísticos no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. A visitação no parque está permitida entre quinta-feira e domingo, além de feriados e datas comemorativas.

Parque

O parque compreende uma faixa de orla marítima com 14.860 hectares de área e 44 quilômetros de extensão ao longo da praia, com cerca de 2 km de largura na extremidade oeste, ao lado da lagoa Cabiúnas e 4,8 km de largura na extremidade leste (canal de Ubatuba), com um perímetro de 123 km.

Há pelo menos dezoito lagoas e centenas de pequenos brejos, cada qual com sua característica físico-química da água e, consequentemente, com diferente vegetação e animais. O parque abriga diferentes espécies de peixes, aves, répteis e mamíferos.