Secretaria de Políticas para as Mulheres ganha nova sede

16/11/2022 18:08:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Bruno Campos

A pasta é responsável por elaborar e executar políticas públicas com enfoque prioritário no universo feminino

“Esses dias me perguntaram se era necessário criar uma secretaria só para as mulheres. Indagaram ainda o motivo de não ter uma pasta só para os homens, já que os direitos são iguais. Foi quando respondi prontamente: infelizmente, os direitos não são iguais. Enquanto a mulher não for respeitada pela sociedade, o poder público precisa sim de um ambiente para protegê-la. Criada em abril deste ano, a Secretaria de Políticas para as Mulheres têm papel fundamental na promoção da autonomia econômica, cidadania, justiça social e no combate a todas as formas de violência”, destacou o prefeito Welberth Rezende, durante a inauguração da nova sede da Secretaria de Políticas para as Mulheres, no Bairro Imbetiba, nesta quarta-feira (16).

A pasta é responsável por elaborar e executar políticas públicas com enfoque prioritário no universo feminino. A Secretaria reflete o compromisso do governo com a qualidade de vida e a garantia dos direitos das mulheres, assim como o reconhecimento de suas vulnerabilidades, que exigem políticas públicas específicas.

A Secretária de Políticas para as Mulheres, Jane Roriz, destacou a importância de ouvir as mulheres para elaborar ações específicas e eficientes. “Para que a secretaria se tornasse um equipamento público potente, antes a gente ouviu as mulheres e entendemos as reais necessidades. Dar voz à mulher é dar caminhos. A gente acredita que, através do empreendedorismo, do fortalecimento, da qualificação dessa mulher, podemos mudar vidas. A gente altera muitas histórias. Vamos atender mulheres de todas as idades, com cursos de diversos segmentos. Queremos transformar a Secretaria em um espaço de vivência. Receber não somente o público que estiver participando de alguma atividade, mas também aquelas que queiram apenas tomar um café, conversar ou até mesmo um afeto. Queremos uma casa leve e viva. Queremos que a mulher pertença a esse espaço, de fato. A nova sede conta ainda com um cantinho para crianças, para que as mamães também possam usufruir das atividades”, pontuou Jane.

Durante a solenidade foi realizada uma homenagem à enfermeira Erosita França Leclerc, que faleceu em 30 de março de 2010. Portadora de câncer de mama, ela lutou pela saúde de centenas de mulheres portadoras da doença em Macaé. Erosita foi também uma grande articuladora e incentivadora da criação e fundação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim). Para homenageá-la, Jane Roriz manteve o nome “Espaço Mulher Cidadã Erosita França Leclerc” ao ambiente de qualificação profissional e cultural, destinado à realização de cursos livres, como forma de incentivo ao trabalho e autonomia econômica das mulheres. O espaço é um dos equipamentos ligados à Secretaria.

A coordenadora do Espaço Mulher Cidadã, Adriana Leclerc, neta da Erosita França Leclerc, agradeceu a homenagem realizada à sua avó e, também, a confiança por ser escolhida para assumir um cargo dessa importância. “Juntas somos mais fortes. A gente segue de mãos dadas para tornar a Secretaria um espaço acolhedor para todas as mulheres”, destacou Adriana Leclerc.

A solenidade de inauguração contou com a exposição “Brumas da Alma”, da artista Marianna Ladeira. O trabalho expressa a natureza de Macaé e tudo que ela pode proporcionar. Através de pinturas, desenhos, esculturas e poesias, a artista expressa o quanto é possível comparar a vida com o mar e a natureza como alimento para as nossas almas.

Durante a inauguração também foi aberta a Semana do Empreendedorismo Feminino, que acontece entre os dias 16 e 21 na nova sede da secretaria. A ação marca o Dia do Empreendedorismo Feminino (19 de novembro).

E ainda durante a solenidade foram abertas as inscrições para os cursos de dança sênior, decoupage, confecção de amigurumi, bordado livre e ponto cruz, patch apliquê, patchwork, libras, marketing digital e direitos do consumidor, que serão realizados no Espaço Mulher Cidadã. As inscrições podem ser realizadas no próprio espaço, de 8h às 17h.

Participaram da cerimônia André Lomgobardi, que representou a Subsecretaria Estadual de Políticas para Mulheres e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; a defensora pública estadual, Aline Barroco; a presidente do Comdim, Edna Calheiros; a vereadora, Iza Vicente, a secretários municipais; além das artesãs atendidas no espaço, que aproveitaram para expor suas peças.

A Secretaria de Políticas Públicas e o Espaço Mulher Cidadã Erosita França Leclerc passam a funcionar à Rua Luiz Bellegard, 139, Imbetiba. O contato pode ser realizado pelos telefones: (22) 2796-1149 e (22) 2791-6620 ou pelo e-mail: secretariadamulhermacae@gmail.com.

Já o Centro Especializado de Atendimento à Mulher Pérola Bichara Benjamim (Ceam) permanece na Rua São João, 33, no Centro de Macaé. O espaço conta com equipe multidisciplinar formada por assistente social, psicólogos e advogados, que realizam acolhimento e direcionamento conforme a demanda. Os telefones para atendimento são: (22) 2796-1045 e (22) 99817-0976. O contato também pode ser pelo email: ceam@macae.rj.gov.br.


Fotos Relacionadas