Secretaria de Saúde: curso de extensão para profissionais da atenção básica

28/09/2013 10:54:00 - Jornalista: Equipe Secom

Dentro da proposta de reestruturação dos serviços da Atenção Básica, a Secretaria de Saúde de Macaé, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), iniciou esta semana o curso de Extensão “Atenção Básica e Redes Vivas”, para os profissionais que atuam na área.

A proposta do curso foi construída a partir das demandas levantadas durante as Oficinas de Planejamento Estratégicos da Saúde, coordenadas pelo professor doutor, Émerson Elias Merhy, professor titular da disciplina de Medicina de Família e Comunidade do curso de Medicina da UFRJ de Macaé.

O curso terá duração de seis meses, com encontros presenciais uma vez por mês, além de trabalhos de campo. Neste primeiro módulo está sendo abordado o conhecimento da rede de saúde de Macaé através da identificação das portas de entrada do sistema de saúde local e de como os serviços estão respondendo às demandas dos cidadãos. Participam do curso, servidores que atuam na Atenção Básica.

O curso também possibilita a troca de experiência entre os profissionais, e permite detectar as necessidades dos trabalhadores e da gestão de saúde, que tem como eixo a Atenção Básica como porta de entrada do sistema.