logo

Secretaria do Idoso debate em palestra a prevenção da perda da memória

30/06/2010 19:35:53 - Jornalista: Ana Paula Medeiros - estagiária

Foto: Kaná Manhães

O objetivo da palestra é proporcionar o conhecimento às pessoas da terceira idade de como estimular o cérebro

A Secretaria do Idoso promoveu na tarde desta quarta-feira (30) no auditório do Paço Municipal a palestra “Estimulando o funcionamento do cérebro na terceira idade”, que reuniu a população acima de 60 anos do município para debater os problemas que causam a perda da memória, além de proporcionar uma ginástica cerebral, com atividades que estimulam o raciocínio e a memória.

Cátia Crespo, secretária do Idoso, explica que a palestra é uma ação governamental de políticas públicas para os idosos e faz parte do projeto “Boa Comunicação da Melhor Idade” desenvolvido pela secretaria, que teve como foco estimular a memória. “O objetivo da palestra é proporcionar o conhecimento às pessoas da terceira idade de como estimular o cérebro para que a memória imediata não falhe com o processo de envelhecimento”, disse a secretária do idoso.

A palestra foi apresentada pela fonoaudióloga Vivian Miranda, que deu orientações de como prevenir a perda da memória principalmente na terceira idade, com a prática de exercícios que estimulem a linguagem e a memória. “Para evitar o sedentarismo, que leva a perda da memória é preciso mudar a rotina, trocar o hábito de fazer as coisas sempre da mesma forma, ler livros, exercitar o corpo, utilizar bem todos os cinco sentidos e fazer atividades que estimulem o cérebro a pensar”, explicou a fonoaudióloga.

A ginástica cerebral foi feita através de atividades que estimulam o cérebro a raciocinar, como caça palavras, complete a sequência, exercícios de ilusão de ótica, dentre outras atividades que fizeram com que todos os presentes na palestra tentassem achar as respostas dos exercícios. “O exercício cerebral aumenta a oxigenação e circulação do cérebro, além de potencializar a memória”, comentou Vivian Miranda.

A empresa Aura, do Grupo Centro Auditivo – Telex esteve presente na palestra e realizou uma parceria com a Secretaria do Idoso oferecendo exames auditivos gratuitos para qualquer pessoa já apartir dos 50 anos. “Nosso objetivo é prevenir ou detectar qualquer problema auditivo nos idosos e também poder conhecer a população de mais idade da cidade”, falou a fonoaudióloga Juliana Teles.

O projeto “Boa Comunicação da Melhor Idade”, oferece três tipos de oficinas, Oficina de Memória, que ensina a como gerenciar e treinar a habilidade de guardar informações e o conhecimento anteriormente adquirido. Oficina de Leitura e Escrita, que proporciona o acesso a informações e valoriza a manutenção da atividade de escrever, e a oficina de Habilidades Comunicativas, com atividades lúdicas que destacam a funcionalidade da linguagem oral e melhoram a comunicação com outras pessoas.

O idoso Luis Pelinca Braga, de 78 anos, já faz parte das oficinas a mais de quatro meses e conta que as experiências são ótimas e trazem muitos benefícios para a terceira idade, além de ser também uma forma de não ficar parado em casa. “Fazemos várias atividades, recordamos o passado e levamos até atividades para casa. Quando é feriado, fico até triste porque não tem a oficina”,

Qualquer pessoa com 60 anos ou mais interessadas em se inscrever nas oficinas podem se escrever no projeto, que acontece às terças, quartas e quintas-feiras, na sede da Secretaria do Idoso, na Rua Francisco Portela, nº 444 – Centro.