Na terça-feira (20), reuniram-se no Macaé Facilita do Sana, foram definidos os trechos íngremes das estradas secundárias que receberão rampas de concreto. Participaram do encontro o subsecretário de Interior, Carlos Magno Faturini; o administrador Odair Schotte, acompanhado do auxiliar Orlando Schotte; o presidente da Associação de Moradores do Sana, Josué Boher; o coordenador do Macaé Facilita, Edimilson Daudt.
Essa ação foi determinada, no início do ano, pelo prefeito Riverton Mussi quando esteve no Sana avaliando as estradas danificadas pelas chuvas do último verão, objetivando solução definitiva de tráfego nas ladeiras íngremes que durante o período de chuvas impedem o fluxo de veículos.
O prefeito Riverton Mussi quando esteve nesses locais pediu apoio às comunidades atingidas que se organizassem em mutirões para acelerar a construção que será desenvolvida pela Secretaria do Interior que atuará no comando técnico, disponibilizando uma equipe de trabalho, todo material necessário e apoio de uma retroescavadeira e de um caminhão.
O subsecretário do Interior, Carlos Magno Faturini, confirmou para quinta-feira (22) a chegada do cimento, tela de aço e demais materiais necessários à empreitada. O material ficará estocado na área da prefeitura na Cabeceira do Sana, e na segunda feira (26), será o início da obra, começando pela Glória com dois trechos num total de 151 metros de rampas duplas.
Em seguida, serão beneficiados os moradores da Boa Sorte, onde há cinco trechos críticos, totalizando 274 metros de construção. E, na terceira fase, será contemplada a comunidade do Souza com quatro trechos de subidas que totalizam 194 metros de rampas duplas de concreto. Na ocasião, também será construída pela Secretaria do Interior uma ponte para substituir o manilhamento atual do córrego do Souza que não vem suportando as enxurradas.
A ação, nessa primeira etapa, compreenderá um total de mais de 600 metros de ladeiras, permitindo de modo definitivo o tráfego nessas vias mesmo durante as fortes chuvas de verão. Na segunda etapa, estima-se que outros 300 metros de ladeiras receberão o mesmo tratamento, contemplando as comunidades do São Bento, Bocâina e Bom Viver.