Secretaria promove encontro sobre relações étnico raciais de jovens

30/10/2023 12:23:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Entre os assuntos, foram abordados o racismo estrutural e abordagens policiais

Com o objetivo de destacar protocolos e ações voltadas para as relações étnico raciais dos jovens em Macaé e as forma de abordagem, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial realizou, recentemente, um encontro específico com o professor Paulo Henrique Dantas e representantes da Polícia Militar e órgãos como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Macaé), Secretaria de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Coordenadora de Políticas para a Juventude de Macaé, Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade. Na ocasião, foi criado um grupo de trabalho e firmada a previsão do lançamento de uma capacitação para agentes de segurança em parceria com as universidades.

De acordo com a secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Zoraia Braz, este encontro é de fundamental importância para unir esforços quanto ações voltadas ao racismo estrutural e abordagens policiais.


“O encontro está sendo muito positivo, tendo em vista que foram destacadas opiniões e reflexões que contribuam para abordagens respeitosas”, citou. Ela lembrou ainda que no mês de novembro haverá ações específicas de valorização da história e da cultura afrodescendente. “Estamos aqui pela nossa ancestralidade, pelos que vieram antes de nós”, frisou.



Para o professor Paulo Henrique, o encontro foi essencial para firmar ações na tentativa de construir relações com foco nas abordagens das instituições.


“Este é um momento importante de troca para tratarmos de mecanismos que contribuam com um cenário diferente. Sabemos que a idade do jovem abordado está cada vez mais diminuindo”, ressalta Dantas.



Presentes, os advogados da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Mohand Gomes Araújo e Magnólia da Paixão, destacaram que este esforço deve ser em longo prazo.


“Temos que observar fragilidades, impactos e aspectos raciais. Este encontro é de suma importância quanto à garantia dos direitos”, afirmaram.



Já o subcomandante da Polícia Militar, Luiz César Queiroz apontou que toda a capacitação e a questão das abordagens serão “analisadas com mais cuidado”.

A Coordenadora de Políticas para a Juventude de Macaé, Andressa Dantas, comentou que tudo que se refere ao jovem de até 29 anos deve ser fundamentado e avaliado com cuidado e atenção.


“Sugiro que possamos atuar a partir da criação de um comitê que possa contribuir com as políticas públicas voltadas para a juventude. Em abril, Macaé passou a contar com a atuação dos novos representantes do Conselho Municipal de Políticas Públicas para a Juventude de Macaé, que é um órgão colegiado de caráter consultivo, composto de 24 cadeiras de forma paritária divididas entre a sociedade civil e o poder público. Há alguns anos as juventudes macaenses vêm reivindicando a implementação deste Conselho. A posse do Conselho foi um momento esperado e importante, tendo em vista que o conselho será um dos mecanismos para escutar e entender as necessidades das juventudes”, ressaltou a coordenadora.



Fotos Relacionadas