Secretarias de Educação e Tecnologia unidas na informatização de escolas

14/12/2010 14:51:21 - Jornalista: Grazielle de Marco

Laboratórios de informática, matrículas on line e informatização são alguns dos avanços das escolas municipais

Reduzir a exclusão e criar uma cultura digital entre os estudantes, facilitando a gestão escolar são alguns dos benefícios que podem ser conquistados com a informatização da Educação. Para atingir esse objetivo, a Secretaria de Educação firmou parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, e os resultados já podem ser percebidos em boa parte da rede municipal de ensino de Macaé.

Durante todo o ano de 2009, diversos projetos foram desenvolvidos para atender as demandas da Educação. Entre eles, o mais conhecido foi a instalação de laboratórios de informática nas escolas municipais. No total, foram quatro laboratórios montados pelas secretarias e 50 através de uma parceria com o Governo Federal (Programa Nacional de Informática na Educação/Proinfo).

São mais de 20 computadores para cada escola, dando um total de aproximadamente 900 máquinas.
Junto à instalação dos laboratórios de informática, a Secretaria de Ciência e Tecnologia iniciou a instalação de internet nas escolas. Hoje, são 54 unidades que possuem link da Prefeitura. A previsão é de que até o final de 2010, seja instalada nas restantes.

Paralelamente, está sendo realizada a implantação do Software de Gestão da Educação, que tem como objetivo tornar mais eficiente a gestão das escolas municipais de Macaé. O software permitirá aos pais de 40 mil estudantes da rede municipal de ensino acompanhar boletins, observações dos professores e outros dados, pela internet, além de gerar relatórios, que poderão auxiliar a Secretaria de Educação em suas ações. Para garantir a utilização desse sistema, foram entregues, em maio de 2009,
113 computadores para serem instalados na administração das escolas.

Outra etapa do projeto de informatização das escolas municipais é a implantação do ofício digital nas escolas, que iniciou em maio de 2010. Hoje, já são 70 unidades que utilizam a internet para a comunicação oficial com a Secretaria de Educação.

Também com objetivo de trazer melhorias para a população, foi implantado o sistema de pré-matrícula on-line (pela internet). Em funcionamento desde o início de 2010, democratizou o acesso à rede de ensino municipal, e acabou com as filas. Para realizar a inscrição, basta ao responsável preencher o formulário, disponível no site da Prefeitura. A efetivação da matrícula é feita na escola.

Até o fim de 2010, serão disponibilizados gratuitamente para os alunos e professores da rede municipal de ensino, cerca de 50 mil contas de email. Com um ambiente virtual totalmente diferenciado, a ferramenta oferece diversos recursos de colaboração, transferência de grandes arquivos.