Foto: Kaná Manhães
De acordo com o secretário de Governo, André Braga, a ideia é discutir, debater e criar o modelo para Macaé
A proposta de se promover desenvolvimento urbano sustentável, ordenado e voltado para o bem estar da população de Macaé, foi o principal tema de discussão na reunião interativa das secretarias da Prefeitura de Macaé com os arquitetos da empresa Taco Roorda de Curitiba (PR), empresa coordenada pelo ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner. A reunião aconteceu na tarde desta terça-feira (13), no Paço Municipal da Prefeitura.
Durante toda à tarde, secretários discutiram e apresentaram ideias sobre “a cidade que nós sonhamos”. O debate tem por objetivo buscar soluções para problemas, como saneamento básico, poluição e os danos causados aos rios que resultam nas enchentes e alagamentos; sistema viário, zoneamento urbano e a infraestrutura nos bairros e região central.
As discussões foram comandadas pela arquiteta associada à Consultoria do Urbanista, Jaime Lerner, Valéria Bechara, que classificou a reunião como uma capacitação rápida, com a missão de elaborar planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano para o município de Macaé.
- Viemos à Macaé para fazer uma visita técnica e trabalhar em parceria com todas as secretarias para solucionar problemas que a cidade enfrenta que é o crescimento desordenado, afirmou a arquiteta, Valéria Bechara.
Bechara ressalta ainda que, se o projeto for aprovado pelo Prefeito de Macaé, Riverton Mussi, serão feitos planejamentos e saneamento ambiental, macrodrenagem e mobilidade urbana. “O próximo passo agora é voltar para Curitiba, analisar as propostas que foram discutidas e montar um plano e prazo para trazer essas soluções”, informou.
De acordo com o secretário de Governo, André Braga, a ideia é discutir, debater e criar o modelo para Macaé, em parceria com as secretarias e investir na cidade. “O objetivo não é trazer o modelo de infraestrutura de Curitiba para Macaé e, sim, criar um modelo possível para a cidade. O eixo da cidade cresceu, estamos tentando coordenar e solucionar para folgar os eixos e trechos mais movimentados da cidade”, disse André Braga.
Segundo o subsecretário de Comunicação Social, Fernando Marcelo Tavares, o município de Macaé teve um crescimento de 600% nas duas últimas décadas, em função do Arranjo Produtivo Local (APL) de Petróleo e Gás. Um outro problema que os macaenses enfrentam atualmente é o trânsito que liga os bairros Imboassica até o Lagomar. “A missão é trabalhar em parceria com as secretarias e principalmente com o Plano Diretor que é uma das ações para planejar o crescimento de Macaé de forma sustentável para os próximos anos”, completou Fernando Marcelo Tavares.