logo

Secretarias municipais e consultoria Jaime Lerner discutem 'Planejando Macaé'

03/08/2010 08:17:36 - Jornalista: Monica Torres

A equipe técnica do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, que está prestando consultoria para a Prefeitura de Macaé, apresentou na segunda-feira (2), para um auditório composto por diversas secretarias municipais, o plano de trabalho para o projeto “Planejando Macaé”.

A equipe de consultores apresentou o plano de trabalho no Paço Municipal, em uma reunião coordenada pela Secretaria de Governo, com a presença das secretarias de Habitação, Planejamento, Mobilidade Urbana/Mactran, Meio Ambiente e Urbanismo, Obras, Gerenciamento de Águas Limpas, Gerenciamento de Saneamento Urbano. Mas também estavam presentes o Departamento Geo Macaé, o Plano Diretor e a Câmara de Gestão.

Neste primeiro momento, como informou o subsecretário de Governo, Fernando Amorim, estão acontecendo reuniões setoriais, entre os profissionais da prefeitura e os especialistas do escritório Lerner: “São arquitetos, urbanistas, profissionais ligados ao transporte urbano, ao sistema viário, meio ambiente, saneamento e macrodrenagem com experiências em grandes e pequenas cidades de diversos estados do país.”

Algumas secretarias, como a de Urbanismo, já se reuniram com a equipe técnica de Curitiba; já nesta terça-feira (3) e quarta (4), estão agendados encontros com outras diversas secretarias relacionadas. Como apresentou o coordenador representante do escritório Lerner, Taco Roorda, o objetivo é contribuir para o ordenamento urbano da cidade de Macaé, com todas as suas peculiaridades:

- A reunião se propôs a identificar as questões de cada secretaria presente. E cada técnico-consultor se reunirá nesta terça e depois com os profissionais específicos do corpo municipal. Assim conseguiremos pensar juntos o projeto. Mas também proporemos seminários com a população, o que é fundamental para o encaminhamento final dos trabalhos.

Taco Roorda também esclareceu que ao todo serão envolvidos no “Planejando Macaé”, dezesseis profissionais do Jaime Lerner Arquitetos Associados, que virão por etapas que durarão nove meses, tempo final para a entrega da proposta de trabalho. Mas ele ainda lembrou que todo o processo de produção do projeto se dará de forma conjunta com os profissionais e a população de Macaé.

- Os detentores dos conhecimentos no caminho das mudanças necessárias são a população e os profissionais do município. É um trabalho de equipe na busca de uma melhor estruturação de crescimento e mobilidade urbana da cidade de Macaé.

A proposta do “Planejando Macaé”, da Secretaria de Governo, é promover um desenvolvimento urbano sustentável, ordenado e voltado para o bem estar da população de Macaé, que registrou um crescimento de 600% nas duas últimas décadas, em função do Arranjo Produtivo Local de petróleo e gás.

Juntamente com os projetos que a Prefeitura já vem implementando como na área de saneamento, com o Água Limpa (com investimentos próprios na ordem de R$ 277 milhões e prazo para conclusão de quatro anos), o governo municipal tem como objetivo buscar soluções para o sistema viário, zoneamento urbano e a infraestrutura nos bairros e região central.

Para o secretário de Governo, André Braga, o objetivo não é trazer o modelo de infraestrutura de Curitiba para Macaé e, sim, criar um modelo possível para a cidade. “O eixo da cidade cresceu por isso a necessidade de discutirmos um planejamento ordenado para os espaços urbanos, a partir do que já foi apontado e aprovado pelo Plano Diretor elaborado em 2006”, finalizou.


Jaime Lerner - Em urbanismo, Jaime Lerner desenvolveu planos para várias cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Aracaju, Natal, Goiânia, Campo Grande e Niterói; prestou assessoria em Caracas (Venezuela), San Juan (Porto Rico), Xangai (China), Havana (Cuba), Seul (Coreia do Sul) e é consultor das Nações Unidas para Assuntos Urbanos.

Em 2002 foi eleito, para um mandato de três anos, presidente da União Internacional de Arquitetos, onde tem como principal plataforma o programa “Celebração das Cidades”, que convoca todas as nações e culturas do planeta à proposição de soluções para as suas cidades.

Três vezes prefeito da Cidade de Curitiba (1971-75; 1979-83; 1989-92), Lerner liderou a revolução urbana que fez da cidade referência nacional e internacional em planejamento urbano, principalmente em transportes, em meio ambiente, em programas sociais e em projetos urbanísticos.

Duas vezes governador do Estado do Paraná (1995-98; 1999-2002), Lerner realizou uma grande transformação econômica e social que mudou o perfil do estado, com a política de industrialização, de modernização da infra-estrutura, de capacitação e de melhoria da qualidade de vida nas cidades e no campo.