logo

Secretário de Ciência e Tecnologia ministra palestra para alunos da UFRJ

23/07/2010 11:21:21 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Divulgação

Palestra fez parte da série Encontros Interdisciplinares

Falar sobre os projetos de Ciência e Tecnologia que são desenvolvidos pela Prefeitura de Macaé foi um dos objetivos da palestra ministrada pelo secretário da pasta, Guto Garcia, na quinta-feira (22), às 15h, na Cidade Universitária. A palestra fez parte da série Encontros Interdisciplinares, do Inverno com Ciência, promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.(Semed)

Durante a palestra, o secretário, que é doutor em Engenharia de Sistemas de Computação pela Coppe/UFRJ, apresentou aos presentes, em sua maioria alunos do curso de Ciências Biológicas da UFRJ de Macaé, o projeto de Cidade Digital do município. “Nossa secretaria tem investido em tecnologia para melhor atender a população e agilizar a administração municipal. Para tal, atuamos em quatro áreas que são inclusão digital, desenvolvimento de sistemas, intra-estrutura de TI e treinamento”, comentou.

O projeto de Cidade Digital de Macaé iniciou no fim de 2007 com a inauguração da Fábrica de Cidadania. No período de 2007 a 2010, a Secretaria de Ciência e Tecnologia, em um projeto inovador, abriu 22 lan houses públicas, sendo que 14 utilizam link de internet da prefeitura através do sistema wireless. Nesse mesmo período foram disponibilizados links abertos de internet para a população. O projeto, ainda em fase de testes, contempla hoje quatro localidades: bairro Aeroporto; distritos de Córrego do Ouro, de Glicério e do Frade, e já está em estudo a abertura do sinal na orla de Macaé e nas praças.

Além disso, a secretaria tem trabalhado na informatização das atividades da prefeitura, através da criação de sistemas que auxiliam a administração municipal. O mais conhecido é o sistema de ofício digital. Também foi criado, neste ano, o novo Portal da Prefeitura de Macaé, que, com foco no cidadão, oferece diversos serviços como informações sobre os diversos projetos desenvolvidos em todas as secretarias municipais, prestação de contas sobre a aplicação dos royalties, agenda de eventos municipais, cronograma da coleta de lixo no município, endereço das escolas e postos de saúde municipais, entre outros.

O Professor da UFRJ e da Fafima, Alexandre Ramos, que abriu a mesa redonda, ressaltou a importância da divulgação científica. “A Ciência precisa ser difundida para o cidadão, para que ele possa decidir que rumo tomar”. Também fizeram parte o professor doutor Jorge lemos (Cefet/RJ), e a professora Rafaella Binatto (UFRJ e Femass).