logo

Secretário de Educação ministrou aulas preparatórias para o Enem

23/10/2011 16:22:37 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Luiz Bispo

As aulas foram ministradas na quinta e na sexta-feira passadas

Os alunos do Pré-vestibular Social da Prefeitura de Macaé receberam o secretário Municipal de Educação, Guto Garcia, na manhã de quinta-feira (20) e nos turnos da tarde e da noite de sexta-feira (21). O secretário, que também é professor de Matemática, mestre e doutor, ministrou para os alunos uma aula de raciocínio lógico, preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Desenvolvendo com os estudantes questões de lógica comuns em vestibulares e provas de concurso, o secretário foi elogiado. “Achei a aula muito interessante porque normalmente não paramos para desenvolver esse tipo de questão. Ficamos presos aos esquemas dos exercícios de matemática e algo assim é bem interessante”, ressaltou a aluna Larissa de Paula Lima, de 18 anos, que irá prestar vestibular para veterinária.

Para Guto, o preparo para resolução desse tipo de questão é essencial para o bom resultado no Enem, que foram realizadas neste final de semana. “Esta é uma prova de resistência, com questões longas. O aluno que conseguir ler com calma todas as questões se destacará. E é muito importante que os estudantes se acostumem a resolver esse tipo de questão, de raciocínio lógico, pois esse conteúdo cai em diversos tipos de concursos, não só vestibular, mas também concursos públicas”, disse.

De acordo com o coordenador do Pré-Vestibular Social, Reginaldo de Moraes, a aula de raciocínio lógico será muito importante para ajudar no desempenho dos alunos no ENEM: “Os alunos se interessaram muito por essa aula, e gostaram muito do conteúdo. Sem dúvidas, irá ajudar na prova que eles vão realizar neste final de semana”, completou Reginaldo.

Além da aula, durante o tempo em que estiveram com o secretário, os alunos do Pré-Vestibular Social ainda puderam tirar dúvidas sobre a avaliação para ingresso nos cursos oferecidos na Cidade Universitária. Guto Garcia esclareceu os estudantes com relação aos 15 cursos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS).

Pré-vestibular Social - Cerca de 300 estudantes estão inscritos no curso, que tem a duração de dez meses. O objetivo é atender a demanda daqueles que têm a intenção de ingressar no Ensino Superior, mas não dispõem de recursos financeiros para arcar com as despesas. “Nosso objetivo é tentar aumentar a oferta de vagas. A prefeitura de Macaé tem investido no Ensino Superior e o pré-vestibular social facilita o acesso a essas vagas. Basta dizermos que, no ano de 2010, dos 200 inscritos, cerca de 170 foram aprovados em universidades públicas”, comentou Guto lembrando que todos os professores que atuam no programa fazem parte do efetivo da rede municipal de ensino.

O perfil dos estudantes do curso é de adultos na faixa dos 16 aos 70 anos. "A maior parte dos participantes são estudantes da rede pública de ensino. Hoje, temos a satisfação de registrar que a maior parte dos que passam pelo Pré-Vestibular Social são aprovados nas diversas faculdades públicas do país”, ressalta o coordenador Reginaldo de Farias. O Programa do Pré- Vestibular Social é realizado de segunda a sexta-feira nos seguintes horários; das 7h20, às 12h, das 13h30 às 18h, e das 18h15 às 22h.