logo

Secretário defende investimentos para Macaé no Comitê de Bacias

21/10/2010 09:55:51 - Jornalista: Lourdes Acosta

Ao representar o município de Macaé na plenária extraordinária do Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Macaé e Ostras (CBH), na terça-feira (19), na localidade de Parque dos Pássaros, em Rio das Ostras, o secretário de Meio Ambiente de Macaé e membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Maxwell Vaz, defendeu, mais uma vez, a revitalização do Rio Macaé, através de recursos oriundos do FUNDRHI - Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

- O que estamos reivindicando junto ao Comitê das Bacias é a revitalização do antigo leito do Rio Macaé, no trecho da Colônia Leocádia e a aplicação de uma dragagem nos pontos mais relevantes, pois o rio foi retificado ficando com dois braços e a parte antiga está bastante assoreada, tornando necessária a promoção de uma limpeza profunda. Isso pode ser feito com a utilização de recursos do FUNDRHI, pontuou.

Na oportunidade, a plenária do CBH discutiu o plano de investimento de 2010 e definiu que, na quarta-feira (20), começariam as inscrições para a nova diretoria colegiada que será eleita até o final deste ano e irá reger o próximo biênio. Outro ponto da pauta discutido entre os membros do comitê foi a definição da sede. Por unanimidade ficou decidido que as próximas reuniões serão realizadas na sede do Consórcio Intermunicipal das Bacias do Rio Macaé e das Ostras (delegatória do comitê), no Centro de Cidadania, localizado no bairro âncora, em Rio das Ostras.

Os membros do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Macaé e Ostras chegaram à conclusão que o Plano de Bacias já está começando a virar realidade e, de acordo com a legislação vigente, todo comitê tem que possuir seu plano de bacias com diagnóstico, propostas, ações de manutenção e de preservação ambiental.