logo

Secretário defende mais investimentos para Macaé no Comitê de Bacias

16/08/2010 20:10:23 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: LAcosta

Na oportunidade, o Comitê de Bacias aprovou plano de investimento com recursos do Fundrhi

Ao participar da reunião de plenária do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Macaé e Ostras (CBH), na última sexta-feira (13), no município de Rio das Ostras, o secretário de Meio Ambiente de Macaé, membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, defendeu a inclusão de investimentos no abastecimento d’água de Macaé e na revitalização do Rio Macaé, através de recursos oriundos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fundrhi).

Na sua defesa, durante a reunião, que teve como pauta principal a avaliação da recomendação do Conselho Estadual de Recursos Hídricos acerca da utilização de recursos do Fundrhi, Maxwell Vaz considerou a falta de água potável em alguns bairros de Macaé e alegou que o Rio Macaé necessita de dragagem no seu leito. “Precisamos utilizar os recursos Fundrhi para promover saúde ambiental em alguns bairros de Macaé que estão sem água potável, mesmo com a duplicação dos reservatórios. Quanto ao Rio Macaé, que foi retificado ficando com dois braços, a parte antiga do Rio está bastante assoreada, tornando necessário se promover uma limpeza profunda utilizando a dragagem”, pontuou.

Na oportunidade, o Comitê de Bacias aprovou plano de investimento com recursos do Fundrhi, definiu e substituiu membros da diretoria colegiada e informou que o convênio com a Petrobras para a elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia se encontra atualmente na procuradoria do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Demandas macaenses – O presidente do Inea, Luíz Firmino garantiu que irá incluir a demanda de Macaé no Programa Limpa Rio, que está com um contrato anual em torno de R$ 20 milhões para que o Estado do Rio de Janeiro execute ações de dragagens em pequenas intervenções. Esse dinheiro vem do Fundrhi.

Em conversa reservada com o presidente do Inea sobre a Lagoa Imboassica o secretário ambiental de Macaé obteve a garantia que até o final deste mês o edital de licitação da obra do canal extravasor do ecossistema será publicado. “Conseguimos equacionar o Canal Extravasor, que está licitando e assim que tudo estiver pronto executaremos o projeto de “Revitalização da Lagoa”, disse Vaz.

Durante a reunião do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Macaé e Ostras, outros pontos foram levantados em favor da região. Os membros aprovaram o anexo 1 da Resolução do Plano de Aplicação de Recursos 2010, onde constam o projeto de Sistema Esgotamento Sanitário das localidades São Pedro, Boa Esperança e Lumiar; Planos Municipais de Saneamento, ações de Reflorestamento e Planos de Manejo; Investimentos em Saneamento/Macro drenagem, ações de Desassoreamento e Educação Ambiental. Na próxima reunião do dia 25 haverá a apresentação dos projetos das prefeituras que compõem a região do CBH.