logo

Secretário se reúne com auxiliares de serviços escolares

20/12/2011 15:25:49 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação

Foi acertada a gratificação de 20% para os auxiliares de serviços escolares que atuarem em sala de aula


O secretário de Educação de Macaé, professor Guto Garcia, se reuniu nesta segunda-feira (19), com representantes dos Auxiliares de Serviços Escolares da rede municipal de ensino, que integram os setores vermelho, verde, azul, marrom, laranja, cinza, vinho, amarelo e bege. Em pauta, além de ações pedagógicas e administrativas, também foram discutidas as questões relativas ao Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da Educação de Macaé, recentemente aprovado pela Câmara Municipal.

Esta é a primeira vez que os auxiliares de serviços escolares foram incluídos no PCCV da Educação, onde ficou definido que a categoria terá direito à gratificação de 20% para os auxiliares de serviços escolares que atuarem em sala de aula. Além deste assunto, o secretário falou sobre outros projetos, que ainda estão sendo viabilizados em favor da categoria:

- Os auxiliares de serviços escolares foram incluídos no PCCV do magistério, com a gratificação de 20% para os que auxiliam o professor em sala de aula. A forma de progressão deles será diferente da do professor, que terá 2% de aumento todo ano, mas que só mudará de linha se fizer um mestrado, um doutorado, um pós-doutorado, por exemplo. Já o aumento dos auxiliares será semelhante ao dos demais servidores municipais – disse Guto Garcia.

O secretário de Educação ainda esclareceu os prazos para que estas mudanças ocorram: “Essa tabela só entrará em vigor em 1º de agosto de 2012, já que o primeiro semestre será reservado ao enquadramento. Vamos tentar ainda mais melhorias para os auxiliares, apresentando dados para o prefeito para análise do impacto financeiro somente da categoria, já que as definições com relação aos professores já foram concluídas”, completou Guto.

Satisfeita com o encontro, Rosa Dias, que atua na Escola Municipal Joffre Frossard, afirmou que faz questão de participar das integrações. Para ela, este é o momento de trocar experiências, além de ser uma oportunidade de destacar as necessidades da categoria.

- Nesta gestão, estamos sendo ouvidos. Assim, já conquistamos melhorias e, principalmente, mais respeito, já que entre os auxiliares de serviços escolares existem pessoas graduadas e pós-graduadas também, e exercemos uma função fundamental dentro da escola – disse Rosa, que há 23 anos é funcionária da Prefeitura Municipal.

Também presente no encontro com o secretário, Maria de Nazaré Futema afirmou que as reuniões são essenciais para que os representantes apresentem a realidade dos auxiliares de serviços escolares.

- Esta gestão está procurando conhecer quais são, exatamente, as atribuições dos auxiliares de serviços escolares, através de visitas às escolas. E é importante nos ouvir, pois somos nós que lidamos no dia a dia das escolas e, portanto, somos os mais indicados para mostrar a realidade da categoria e indicar quais seriam as melhorias necessárias – afirmou a coordenadora de turma que atua no Elza Ibrahim.

O secretário de Educação aproveitou para anunciar outras novidades para os auxiliares de serviços escolares, o programa Bolsa Servidor distribuirá para 400 funcionários públicos municipais uma bolsa de R$ 500,00, em 2012, para realizarem cursos de graduação. Guto ainda anunciou que o edital do concurso público será publicado no início de janeiro, enquanto a prova deverá ser realizada em fevereiro do ano que vem.