SECTEC e IMMT participam de workshop do Prominp em São Paulo

23/11/2006 11:27:01 - Jornalista: Simone Noronha

A Prefeitura Municipal de Macaé, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia e do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), está participando esta semana do 4º Workshop Nacional do Programa de Mobilização da Indústria do Petróleo e Gás (Prominp), em São Paulo. O evento termina nesta sexta-feira.

De acordo com o secretário Guilherme Jordan, o Workshop tem como objetivo maximizar o conteúdo nacional na aquisição de bens e serviços para os próximos anos de desenvolvimento da indústria do petróleo. O evento reúne o Ministério de Minas e Energia, Banco de Desenvolvimento Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, (BNDES), Petrobras e empresas do setor vinculadas. Também participam instituições como a Organização Nacional da Indústria do Petróleo e Gás (Onip), Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Sebrae e associações ligadas aos desenvolvimento do complexo industrial brasileiro (ABCE, ABDIB, ABIMAQ, ABINEE, ABITAM).

O setor naval também está representado por diretores de estaleiros e pelo Sindicato da Indústria Naval (Sinaval). "O esforço do Prominp está em tornar a indústria brasileira competitiva o suficiente para ser potencial exportadora de bens e serviços para o mercado internacional de óleo e gás", enfatizou o coordenador executivo do programa, José Renato.

Através dessa atuação, a prefeitura busca atrair investimentos do Prominp
para o município com foco na qualificação e desenvolvimento do cenário
norte-fluminense para a indústria petrolífera. "Hoje, por Macaé ser o maior centro de produção de petróleo do Brasil as discussões do Prominp impactam diretamente o futuro do município. Temos que buscar através desse programa otimizar as ações em pró do desenvolvimento sustentável de nossa região, principalmente na tomada de ações que possam fazer com que Macaé acompanhe todo o crescimento previsto para a indústria do petróleo nos próximos anos", diz o secretário Guilherme Jordan.

Durante o Workshop, estão sendo apresentadas as previsões de contratação de bens, serviços e mão-de-obra refletindo em um cenário de crescimento bastante otimista para o setor. Também estão divulgando os resultados que o Prominp vem demonstrando na qualificação da indústria nacional desde 2003, quando foi instituído pelo Ministério das Minas e Energia.

O tema Ciência e Tecnologia esta sendo amplamente discutido como o maior vetor de desenvolvimento sustentável, principalmente se tratando da necessidade de substituições de importações. "É importante lembrar que não se consegue dar continuidade a esse processo sem larga capacitação pessoal no setor de Pesquisa e Desenvolvimento, pois hoje existe uma grande defasagem não só em Macaé, mas também em todo o Brasil", completa Jordan.

Na programação, foram estruturados grupos de trabalho temáticos, que tratam
de temas estratégicos como: capacitação industrial, qualificação profissional, questões estruturais, ações regionais e exportação. Macaé está representada pelo secretário Guilherme Jordan e pela diretora do IMMT, Julia Paletta, que participaram do GT Ações Regionais com foco na Bacia de Campos.