Seguem as ações do Programa Saúde na Escola

23/06/2022 17:04:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

O objetivo é levar às escolas atividades que promovam a prevenção e atenção à saúde

Nesta quarta-feira (22), ações do Programa Saúde na Escola (PSE) aconteceram em duas unidades de ensino: Escola Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco e Colégio Elza Ibrahim. O objetivo principal é levar às escolas públicas atividades que promovam a prevenção e atenção à saúde, de forma a enfrentar vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento de crianças e jovens.

De acordo com informações da superintendente de Educação Inclusiva e Social da Secretaria de Educação, Janaina Pinheiro, a ação conta com a parceria da Secretaria de Saúde e de estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A coordenadora do Programa Saúde na Escola, Theresa Huguet, explicou que a iniciativa é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

As atividades elaboradas foram avaliação do peso e da altura e acuidade visual, e também foram desenvolvidas atividades de educação em saúde com foco na prevenção a Covid. Depois que são coletados todos os dados, é redigido uma série de relatórios sobre a situação de saúde de cada aluno.

Calendário de atuação

  • 29 de junho - Ciep Municipalizado Maringá, EMEI Norma Shirley Fernandes e Colégio Municipalizado Coquinho;

  • 3 de agosto - Escola Municipalizada (Córrego do Ouro);

  • 10 de agosto - Colégio M. Ivete Santana Drumond de Aguiar (Frade).