Com o tema “ Fome, obesidade e desperdício: não alimente este problema”, a segunda etapa da Semana Mundial de Alimentação terminou nesta sexta-feira (11), na Escola Estadual Municipalizada Jacyra Tavares Duval. A campanha, que teve como foco principal informações dos alunos da unidade situada no bairro do Novo Cavaleiros, está prevista para acontecer em outras unidades de ensino no próximo ano letivo.
Pensando no combate ao desperdício, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, sugeriu desde o mês de outubro às escolas municipais que os temas fossem trabalhados nas salas de aula e refeitórios da rede municipal. Para isso, nesta sexta-feira, a equipe de nutricionistas da Coordenadoria de Alimentação Escolar realizou a segunda pesagem do resto-ingestão dos alunos com a finalidade de avaliar se a ação alcançou a meta de reduzir o desperdício dos alimentos.
“Nosso objetivo é que com estas atividades a rede municipal de ensino não promova apenas a mudança de hábitos alimentares nas escolas, mas sim leve à conscientização dos alunos em relação a um cardápio nutritivo e nenhum desperdício também em suas casas. Temos que mobilizar nossos educadores e estudantes quanto à falha na educação alimentar e a importância do reaproveitamento”, destaca o Secretário de Educação, Guto Garcia. Ele lembra que periodicamente a equipe de nutrição e de merendeiras da secretaria participam de cursos de Formação Continuada.
Através da campanha, a Coordenadoria de Alimentação Escolar de Macaé sugeriu atividades, referências bibliográficas e a exibição de filmes voltados para o tema da Nutrição. Segundo a coordenadora de Nutrição Escolar, Dina Reis, a campanha está dando certo. “Nas primeiras etapas executamos o levantamento da média dos alimentos que são desperdiçados na escola pelos alunos, que deixam a comida no prato ou até mesmo jogam fora”, disse.
Além disso, os professores orientadores foram envolvidos no projeto de informação entre os dias 19 a 21 de outubro. Na oportunidade eles obtiveram informações sobre a melhor forma de repassar o tema nas unidades de ensino como forma de prática educativa.
O próximo passo é que após o resultado coletado através da pré e pós – pesagens dos alimentos, aconteçam exposições de cartazes com gráficos e exposição de alimentos in natura, que vão representar a mudança de atitude dos estudantes e educadores, após a realização da campanha.
O modelo do trabalho desenvolvido na Escola Jacyra Tavares Duval deve servir de modelo para outras unidades municipais. “ A intenção é a reflexão sobre o desperdício e a mudança de comportamentos alimentares não apenas dos alunos, mas dos professores e pais, que são influenciados através das informações que são multiplicadas nas unidades de ensino. A rede municipal de ensino se preocupa com a qualidade do ensino e de vida dos alunos”, concluiu Dina Reis.