logo

Segurança: Prefeito assina ampliação do sistema de monitoramento

16/08/2011 17:01:03 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Parceria envolve também a implantação do observatório de segurança pública e a sala de gerenciamento de crise

Mais 20 câmeras de monitoramento serão instaladas em Macaé, desta vez em uma parceria entre o prefeito Riverton Mussi (PMDB) e o governo federal, por meio do Ministério da Justiça. O contrato para a instalação das câmeras foi assinado nesta terça-feira (16) no gabinete, entre o prefeito, a empresa Telemática, de sistemas inteligentes, e o Ministério da Justiça. A parceria envolve também a implantação do observatório de segurança pública e a sala de gerenciamento de crise. O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM-Macaé) coordena os projetos.

- No mês passado inauguramos o Centro de Operações do 32º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo controle do monitoramento de câmeras instaladas em pontos estratégicos no município, dentro da parceria com a Petrobras e o governo do Estado, por meio do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região, o Prodesmar. Na parceria com o Prodesmar, está em fase final a instalação de 28 câmeras de segurança. E agora, com o Pronasci, serão instaladas mais 20 câmeras, além de seis já instaladas no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo e arredores – comentou o prefeito.

Segundo o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, Edmilson Jório, o observatório de segurança e a sala de gerenciamento de crise serão implantados na cobertura do novo prédio da prefeitura, na Avenida Presidente Sodré. Servidores públicos com capacidade analítica conclusiva serão treinados para atuarem no local.

- O observatório de segurança pública estará ligado ao banco de dados do DETRAN, da Secretaria Nacional de Segurança e do Instituto de Segurança Pública – citou Jório, acrescentando que as câmeras instaladas no último mês já apresentam contribuição na segurança pública, com a redução do número de furtos e roubos.

Os locais das câmeras, previstos inicialmente para a região central, foram expandidos, de acordo com Jório. “Nosso foco também é coibir furtos e roubos em bairros onde estão sendo registrados esses delitos. Consideramos 300 metros o alcance das câmeras, mas elas podem chegar a mil metros”, disse.

Apenas 22 municípios do país foram qualificados para receberem a estrutura do Pronasci, que envolve as câmeras, o observatório de segurança pública e a sala de gerenciamento de crise. “Fizemos o projeto, enviamos para o Ministério da Justiça, que julgou a competência de cada município e 22 tiveram essa oportunidade”, disse Jório.

O comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, Cid Tavares, informou que as 20 câmeras estarão interligadas ao Centro de Operações do 32º Batalhão de Polícia Militar dentro do sistema de videomonitoramento e à chamada 190. “Ao identificar uma situação de risco dentro do Centro de Operações, acionamos a viatura mais próxima. As câmeras são fundamentais para esse trabalho”, disse Tavares.

Jório lembrou que a estrutura – que não usa mais fibra ótica e sim wireless, com quatro estações repetidoras - foi criada para agir de forma rápida e chegar ao objetivo de diminuir o índice de violência na cidade.

COBAT – Inaugurado em julho, o Centro de Operações do 32º Batalhão de Polícia Militar, construído no segundo andar do 32º BPM, na Barra de Macaé, controla as câmeras e promove a integração da chamada 190, acionamento de viaturas e central de comunicações. No mesmo poste onde são fixadas as câmeras, foram colocadas uma caixa de distribuição de energia lacrada e disjuntores; nobreak com capacidade para 30 minutos, em caso de falta de energia; rádio; antena parabólica e pára-raios.

Locais das 20 câmeras:

Centro: cruzamentos da Avenida Presidente Feliciano Sodré com a Rua Conde de Araruama, das ruas Silva Jardim com Visconde de Quissamã, das ruas Visconde de Quissamã com TC Amado, das ruas Velho Campos com TC Amado; das ruas Doutor Télio Barreto com Francisco Portela, Avenida Presidente Sodré, cruzamentos das ruas Visconde de Quissamã com Marechal Deodoro, das ruas Velho Campos com Marechal Deodoro; das ruas Velho Campos com Euzébio de Queiroz.
No Cavaleiros, nos cruzamentos da Avenida Atlântica com Rua Floriano Peixoto, e Avenida Atlântica com Jorge Reid.
No Miramar, no cruzamento das ruas Marechal Rondon com Salomão Ginsburg.
No Visconde, no cruzamento das ruas Santos Moreira com Artur Bernardes.
Na Aroeira, no cruzamento das ruas Alcides Mourão com Erezina Nolasco de Abreu.
No Cajueiros, no cruzamento das ruas Jandira Perlingeiro com Avenida dos Jesuítas.
No Bairro da Glória, na Rua Aluisio da Silva Gomes.
No Aeroporto, na Rua 62 cruzamento com Nelson Correa Brum.
Em Imbetiba, nos cruzamentos das ruas Luiz Belegard com Vinte e Nove de Julho e Sacramento com Travessa Barreto.


Fotos Relacionadas