Dezenove estabelecimentos comerciais de Macaé renovaram os ‘Selos A B C’ conferidos pela Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária por práticas que contribuem para a qualidade da empresa e dos alimentos. O prefeito Welberth Rezende participou da cerimônia de certificação, na manhã desta quinta-feira (18), no Paço Municipal. Ele destacou o desenvolvimento econômico da cidade, com perspectivas positivas para os próximos anos, o que estimula o investimento de empresários locais.
“A entrega dos ‘Selos A B C’ é de grande importância e se tornou referência no estado. Parabenizo os nossos técnicos da Vigilância Sanitária e os nossos empresários que estão acreditando na cidade e respeitando o cidadão”, disse Welberth Rezende.
O prefeito destacou o desenvolvimento econômico de Macaé, com perspectivas de crescimento, e a relevância do avanço nesta área para o aumento de arrecadação, o que propicia o financiamento das demais pastas, como Saúde e Educação. Ele salientou o investimento em fontes de arrecadação além do petróleo & gás, como agropecuária e turismo. O gestor frisou que, nos últimos anos, com o investimento no setor turístico no período do Natal, restaurantes e hotéis que ficavam ociosos passaram à lotação de vagas até o final do ano, o que se reverte em arrecadação.
Ele também ressaltou que Macaé já alcançou o segundo lugar no ranking do IBGE em média salarial entre os municípios do país e é a primeira cidade em criação de vagas de empregos formais proporcionalmente ao número de habitantes. Estas informações são levadas em conta pelos investidores na cidade. O prefeito também enfatizou os dados de redução de violência no município como motivação para investimentos.
“Com muita alegria estamos renovando os ‘Selos A B C’ e com conceito A, que é o mais importante. Vamos continuar trabalhando para conseguirmos A na próxima renovação. Nós vamos abrir uma nova unidade da Padaria e Confeitaria Braga em Macaé, porque vemos a cidade muito desenvolvida e aquecida. Isso nos trouxe segurança para investir em uma outra unidade”, disse a empresária Fernanda Braga.
“É importantíssimo receber a renovação dos ‘Selos A B C’ por prezarmos pela qualidade e segurança do alimento. As pessoas já começam a perceber o selo”, frisou o empresário Alex Saidler da Mirabolando.
“Agradeço a confiança destes pioneiros em continuar investindo na cidade, agregando valor aos seus negócios. Nosso ambiente de negócio está trazendo recordes de carteiras assinadas, mais linhas de crédito e com cenário muito positivo para os próximos anos”, corroborou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna.
“Parabenizo os 19 estabelecimentos que estão renovando os ‘Selos A B C’, o que demonstra o comprometimento de vocês. Macaé é pioneira no estado”, destacou a secretária Executiva de Atenção Básica da Saúde, Simone Sales.
“Macaé me deu a oportunidade de ver este projeto acontecer. A renovação dos ‘Selos A B C’ traz um fortalecimento da categorização e mostra que passou a ser uma política pública. A população de Macaé e os turistas têm a chance de escolher o serviço de alimentação categorizados”, enfatizou a nutricionista da Superintendência de Vigilância Estadual, Jaqueline Toledo (remotamente).
“Agradecemos a todos os representantes de estabelecimentos aqui presentes, que acreditaram neste projeto em 2023. Ele traz transparência e segurança para o consumidor”, disse a coordenadora especial de Vigilância Sanitária, Camila Almeida. Também a fiscal sanitária responsável pela Categorização em 2025, Meire Luci Gervásio, agradeceu aos empresários pioneiros de 2023 que renovavam o selo.
Empresas certificadas
As empresas certificadas por priorizarem a saúde do consumidor são: Restaurante Alto da Glória, Restaurante Benedito, Padaria Braga, Pizzaria Brasa Pizza, Sorveteria Calebito, Restaurante Durval, Bar São João, Hotelaria Marítima Fratelli Cosulich, Pizzaria Giorgio Express, Pizzaria Georgio, Hotel Ramada, Restaurante Mané, Confeitaria Mirabolando, Lanchonete Nuvem de Mel1, Nuvem de Mel 2, Cafeteria Rei do Matte, Bar Seu Clóvis, Restaurante Trattoria do Nutte e Pizzaria Original.
A Categorização Sanitária - A (cinco estrelas), B (quatro estrelas) e C (três estrelas) - integra o Programa Alimento Seguro, com a finalidade de valorizar as práticas para a prevenção de doenças de transmissão hídrica e alimentar (DTHA). Este modelo de licenciamento e regulação sanitária é adotado pela Prefeitura desde 2021. Já as ações para a Categorização Sanitária dos serviços de alimentação no município foram iniciadas em 2023. Desde o primeiro ciclo de categorização até o primeiro semestre de 2025, 80 estabelecimentos foram certificados.
Este projeto foi inspirado em experiências bem-sucedidas em cidades como Los Angeles, Nova York, Londres, além do Projeto Piloto da Copa do Mundo FIFA@ 2014. Ele é resultado da troca de experiências e compartilhamento de conhecimento sobre as ações de implantação da categorização, por meio de parcerias com a Categoriza Brasil, Universidade Franciscana, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Estácio de Sá. Para o procedimento é utilizada metodologia científica, o que possibilita adoção de um processo de autoavaliação e de avaliação do risco sanitário nos serviços de alimentação.